O que é storytelling e como usá-lo em álbum de casamento

postado em: Artigos | 0

Storytelling é a “arte ou poder” de contar histórias através de imagens. Podendo ser com uma, duas, ou várias fotos.

A verdade é que as pessoas amam uma boa história e na internet as histórias estão sendo perdidas porque o consumo da imagem é muito rápido. É muito complicado montar uma história dentro de um feed de Instagram e capturar a atenção da pessoa na primeira imagem.
Mas isso não acontece com o material impresso. É muito difícil alguém pegar um álbum na mão e olhar somente a primeira página. Um grande evento que na maioria das vezes é registrado e podemos “pegá-lo” para revivê-lo, através do álbum, é o casamento.
Para tornar esse momento mais especial, é importante que o álbum tenha um início, meio e fim.
Você não precisa necessariamente contar a história com letras, como em um livro; mas as imagens devem falar por si. Aqui, aquele ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” é levado a sério!

1- Conheça seus clientes

Conhecendo os clientes, a história deles, os parentes, os amigos, o planejamento do casamento; você poderá destacar essas pessoas ou detalhes que farão toda a diferença!

2- Mostre o cenário

Geralmente os contos de fadas começam com “era uma vez, em um lugar X…”, para contextualizar e ambientalizar a história.
Então, nada mais justo que registrar o local do casamento, antes ou depois da cerimônia.

3- Sequência de fotos

Escolha os momentos de ação, como a troca de alianças, o beijo, o buquê voando para as convidadas e monte uma sequência, como se fosse uma tirinha de história em quadrinhos.
Mas cuidado para não escolher muitas fotos!

4- Um bom começo e um ótimo final

Não cometa o erro de montar o álbum de casamento sem um ponto de partida. Se usar na primeira página a melhor foto dos noivos na festa, dançando, por exemplo, o álbum ficará fora de ordem e confuso.
Monte um “roteiro” na sua cabeça na hora de tirar as fotos, assim, a história fluirá tranquilamente!
Quando chegar na última página do álbum, defina a imagem que vai ser o “grand finale”, deixando uma impressão de história completa ou uma expectativa de que tudo seguirá bem.

Seguindo essas dicas, você contará uma história com uma narrativa incrível! Lembre-se sempre do conceito de storytelling: saber como contar uma história.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *