Amazon Go: o futuro do mercado

postado em: Artigos | 0

Já pensou em um mercado sem fila nenhuma? Um em que você simplesmente pega sua compra e sai? Sem se importar com sacolas porque você pode guardar na bolsa se quiser? Parece um sonho de um futuro distante, mas já está acontecendo. Essa é a proposta oferecida pela Amazon Go que conta várias  lojas espalhadas pelo Estados Unidos.

Amazon Go - Seattle

 

A Primeira Amazon Go

A primeira Amazon Go foi aberta em Seattle, em 2017, e trouxe uma enorme inovação ao mercado. Essas lojas funcionam da seguinte maneira: a pessoa baixa o app da Amazon Go que gera o seu QR code. Na entrada da loja existem catracas que são desbloqueadas com o escaneamento do QR code.

Catracas Amazon Go

 

Sensores e Câmeras

No momento em que você entra as várias câmeras e sensores localizados pela loja te identificam. Então cada item que você tirar das prateleiras é adicionado na sacola do aplicativo, e se você o coloca de volta na prateleira o item sai da sacola. O próximo passo é simplesmente ir embora. Assim que você sai da loja os itens são cobrados em seu cartão e você recebe o recibo da compra.

sensores

Apesar de ter sido um verdadeiro sucesso houve reclamações. Uma das mais cobradas foi o fato de que só quem possui um cartão de crédito ou débito cadastrado no app poderia compra na loja. Pois muitas pessoas não possuem linha de crédito ou dinheiro suficiente para obter um. Porém esse problema já foi resolvido com a abertura da 12ª loja em Nova York que aceita pagamento em dinheiro. Funciona da seguinte maneira: a pessoa pega seu item e se dirige a um funcionário responsável por aceitar o pagamento e dar o troco, depois disso a saída da loja é liberada.

Uma das maiores inovações do mercado e que vem crescendo a grandes proporções. A meta da Amazon é ter até 2021 3.000 lojas espalhadas pelo mundo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *