Vídeo Currículo: Como criar o seu

postado em: Artigos | 0

Muitos aspectos em nossa vida estão evoluindo graças a tecnologia, assim como o recrutamento para uma vaga de emprego. Uma técnica que vem se popularizando nos últimos anos é o vídeo currículo. Começou a ser usada em empresas internacionais e vem ganhando cada vez mais espaço em empresas brasileiras. Ele se torna uma espécie de introdução ao seu currículo, uma forma prática de se apresentar ao recrutador. A seguir teremos algumas dicas de como ter sucesso nesse novo método.

Vídeo currículo não funciona para todas as empresas

Assim como existem empresas de diferentes ramos no mercado, das mais formais as mais “despojadas”, existem as que aceitam esse método e outras que não. Por exemplo, empresas mais tradicionais podem não gostar dessa técnica, então o melhor a se fazer é enviar somente se solicitado. Para um cargo mais criativo, pode ser interessante colocar um link do vídeo em seu currículo. Tudo depende do cargo e empresa que você esta se candidatando.

Seu conteúdo

O vídeo nada mais é do que um complemento de seu currículo, como uma introdução do candidato. Portanto não adianta sentar na frente da câmera e recitar informações que o empregador já tem acesso. Você tem que chamar atenção e se apresentar de forma mais pessoal. Ou seja, enquanto o currículo traz informações mais “genéricas” você pode adequar o vídeo a vaga que esta disputando. Informações sobre sua personalidade, uma pequena aprofundada em sua experiências profissionais fazem toda a diferença. Mas prestando atenção que o vídeo não pode ser muito longo, o máximo recomendado é de 2 minutos, afinal é somente uma introdução sua.

Naturalidade

Como em uma entrevista o vídeo currículo permite que seu comportamento seja avaliado. Sua linguagem corporal, uma postura confiante e sem muita gesticulação ajudam a passar uma imagem de confiança. A pronúncia também deve ser sem erros ou muitas pausas. Uma boa alternativa é treinar antes com um amigo ou em frente ao espelho, até chegar ao resultado desejado. Grave muitas vezes até atingir um resultado natural, simpático e confiante.

A qualidade do vídeo faz muita diferença

Mesmo tomando cuidado e levando em consideração as dicas acima a execução técnica do video faz toda a diferença. Uma imagem ruim, audio cortado e de má qualidade ou uma edição mal feita podem fazer com que o recrutador nem assista a tudo. Escolher uma câmera ou celular de qualidade na hora de gravar, garantir maior estabilidade com um mini tripé, por exemplo, ou em uma superfície plana. Gravar o audio em um ambiente silencioso e sem som de fundo. O lugar escolhido e o tipo de fundo que ira proporcionar, uma parede limpa e sem informações. Se atentar também a iluminação, para proporcionar um ambiente bem iluminado. Tudo isso será levado em consideração na hora da seleção.

Vídeo currículo

Compartilhar

Deixe uma resposta