Tudo que você precisa saber sobre a Golden Hour

postado em: Artigos | 0

Você provavelmente já saiu um dia de casa e viu aquela paisagem dourada formada pelo sol, aquele céu meio laranja avermelhado que dá um efeito único! Isso não é nada mais do que a Golden Hour, ou hora dourada! Ela acontece na primeira e na última hora do nascer do sol e os fotógrafos adoram!

 

Duração

Surge muitos comentários sobre a duração da Golden Hour, pois muitas pessoas não acham esse período do dia para fotografar. Isso acontece porque em cada região ela aparece em um horário diferente… mas calma nada de stress, para os que querem já sair tirando vários CLICKS com essa paisagem, tem como ver através de um site que horas esse fenômeno acontece na região onde você mora! É só acessar esse site http://www.golden-hour.com/ que automaticamente ele vai ver sua localização e te informar que horas começa! Tranquilo neh?

 

Agora que eu sei a hora certinha, o que devo fazer?

Agora é hora de pegar a câmera e soltar a imaginação! Há vários ângulos que você pode trabalhar com o sol e separamos os principais para mostrar pra vocês!

 

Silhuetas

Sabe aquela foto linda que as pessoas tiram na praia no pôr do sol? E que o objeto ou imagem fica inteiramente preta e só aparece o contorno atrás daquela paisagem incrível? Muito bem, isso é uma silhueta! Ela pode ser feita em qualquer lugar e tem que ser tirada bem no finalzinho da Golden Hour!

 

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.45.34

 

A foto tem que ser tirada diretamente contra a luz, e o objeto ou pessoa escolhido para a foto, tem que ser bem definido e expressivo nos movimentos, pois como não vai aparecer cor, rosto, roupa… a foto para ficar legal, precisa ter um movimento expressivo, ou um objeto bem definido!

 

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.45.43

 

Nessa modalidade, nada de flash! Não queremos luz nela, na verdade até podemos enganar a câmera para facilitar a foto! Podemos mirar a lente para o sol e com meio click, a câmera vai medir a luz do ambiente, logo em seguida miramos para o que está sendo fotografado e pronto! Sua foto perfeita acaba de sair!

 

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.45.53

Flare

Esse efeito é quando a luz do sol bate diretamente com a lente da câmera, causando algumas manchas e deixando a foto com efeito mais quente! Para realizar esse efeito é só mover a sua câmera pela paisagem até o sol  bater no visor! Muitos fotógrafos adoram usar essa modalidade, porém tem outros que acham que essas manchas acabam estragando a foto e tirando o contraste dela! Em todo caso vale a pena tentar e ver se você curte o efeito!

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.46.11

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.46.02

 

Iluminação de frente

É aquela foto que dá a sensação de calor, é a menos utilizada, pois a pessoa ou objeto tem que estar de frente para o sol e o fotógrafo bater a foto! Assim muitas pessoas se sentem incomodadas com a luminosidade no olho e o efeito da Golden Hour acaba não aparecendo tanto! Apesar de parecer mais simples de executar, ela merece uma atenção especial e precisa tomar muito cuidado para não parecer na foto que a pessoa está suando ou cansada!

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.46.25

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.46.35

O sol atrás do objeto ou pessoa

Essa é a mais conhecida e a que todos querem fazer! Ela capta como ninguém o efeito da Golden Hour, e deixa a pessoa ou objeto com um brilho único! Aqui você pode abusar bastante da criatividade e ir testando vários ângulos da foto, não tem uma regra específica! A dica é deixar a luz do sol à margem da pessoa ou do objeto

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.46.43

Captura de Tela 2017-10-20 às 09.46.51

 

Vale a pena arriscar todas essas modalidade! A dica é pegar a câmera e se aventurar nessa 1 hora de Golden Hour! E depois não esquece de mostrar aqui todas as fotos linda que vocês tiraram!

Espero que tenham gostado e não esqueça de seguir a TUDO PRA FOTO no Instagram!

 

Compartilhar

Deixe uma resposta