Tire fotos lindas com seu Smartphone

Quer saber como tirar foto lindas iguais aquelas que vemos no instagram? E ainda, usando somente seu Smartphone? Confira 10 dicas que listamos para você poder fazer essas fotos:

 

1- Limpe sempre a lente de seu Smartphone:

Pode parecer besteira dizer, mas, seu celular anda tirando fotos muito borradas ou desfocadas, a solução pode ser simplesmente esfregar a lente da câmera do Smartphone na sua roupa. Além de produzir artefatos da imagem, a sujeira na lente também pode desorientar os sensores do dispositivo.

 

2- Pense na luz adequada:

É importante que o objeto ou pessoa que você quer fotografar esteja bem iluminado, para isso, tente pensar bem onde você está e analise a luz que esse ambiente transmite, se for em uma praia bem ensolarada, basta apenas usar o melhor ângulo. Caso ambiente que você deseja bater a foto ou selfie for escuro, você pode solucionar isso usando um Mini Ring Light para Smartphones, com ele você pode ajustar a luz que deseja e bater um linda foto ou selfie.

 

20181028231043_498999502_D


3- Cuidado com contraluz:

Quando a luz está vindo detrás da pessoa ou objeto que você pretende fotografar, essa situação se chama “contraluz”. Nesse caso, o sensor da câmera do seu celular ajustará a foto de maneira a reduzir a claridade emitida pela fonte de luz, e o resultado disso é que todo o resto da foto ficará escurecido.

 

4- Evite dar zoom no Smartphone:

A não ser que você tenha um celular com duas câmeras, evite o zoom sempre que possível. Isso porque, quando dá zoom nesses casos, você está simplesmente “recortando” um pedaço da imagem completa, e não se aproximando de fato do objeto.

 

5- Em locais fechados, fique perto de janelas:

Locais fechados têm muito menos luz do que locais abertos. A gente pode não perceber isso, mas o sensor da câmera do celular percebe. Por causa disso, o celular normalmente se configura para tirar fotos em locais fechados com tempo de exposição maior e ISO mais alto. Os dois efeitos disso são que a foto pode sair borrada ou com artefatos. Aproximar-se de uma janela da qual entra mais luz pode resolver esses problemas.

 

Smartphone

 

6- Acerte a exposição:

A maioria dos aplicativos de câmera tem um ajuste de exposição que funciona assim: quando você seleciona um ponto na tela, a câmera se ajusta para iluminar adequadamente aquele ponto. Faça o teste: pegue a câmera do seu celular e selecione uma área escura da imagem que você verá que a imagem toda fica mais clara para iluminar aquele pedaço. Por outro lado, se você selecionar uma área clara, a imagem toda escurecerá para se adequar àquele ponto. Pode ser interessante brincar com diferentes níveis de exposição para ver os resultados. As duas fotos acima, por exemplo, retratam os mesmos objetos, mas com exposição diferente.

 

7- Prefira iluminação mais difusa:

Jogar um monte de luz na cara de uma pessoa pode não ser a melhor maneira de fotografá-la. O flash, por exemplo: se por um lado, ilumina uma pessoa, por outro, também cria sombras na cara dela. Sempre que possível, prefira iluminar a pessoa ou objeto de maneira indireta. Você também pode optar em utilizar iluminadores led que possuem filtro difusor, ou Ring Lights com ajuste de temperatura da luz.

 

smartphone

 

8- Claridade excessiva pode ser um problema:

Por volta do meio-dia, o sol está em sua posição mais alta do céu. Se tudo está iluminado, a câmera terá dificuldade em criar contraste entre as partes da foto.

 

9- Entenda o HDR:

Muitas câmeras dos Smartphones atualmente têm um recurso chamado HDR, de “High Dynamic Range” (alto alcance dinâmico). Quando ele está ativado, sempre que você tira uma foto, o seu celular, na verdade, tira três, com níveis diferentes de exposição, e combina as áreas de maior detalhe de cada uma. Isso é ideal, por exemplo, quando você precisar fotografar na contraluz ou quando uma imagem está com iluminação excessiva ou insuficiente, e também pode ajudar em fotos de paisagens.

 

10- Brinque com o foco de seu Smartphone:

O mesmo recurso de encostar na tela para ajustar a exposição também ajusta o foco. Faça o teste: selecione um objeto próximo, e o fundo se borrará; selecione o fundo, e os objetos próximos irão ficar borrados. Esse recurso também pode ser usado de maneira interessante.

 

smartphone

 

Gostaram das dicas? Deixamos algo de fora? Comente aqui em baixo o que poderia completar nossa lista!
Não esqueça de acessar nosso Site e conferir os melhores acessórios para Smartphone!
Até a próxima!

 

Compartilhar

Deixe uma resposta