Tenha seu próprio estúdio fotográfico

postado em: Artigos | 0

Em algum momento da vida de um fotógrafo, ele imaginou ou imaginará ter o seu próprio estúdio fotográfico.
Para te ajudar nisso, daremos algumas dicas de tipos de estúdios e produtos essenciais para montá-lo.
Mas afinal, o que é exatamente um estúdio fotográfico? É o espaço ideal, onde o fotógrafo tem controle de tudo (diferente de ensaios externos), como clima e iluminação, por exemplo.

Primeiramente, você deve saber o que irá fotografar, qual é o seu público.
Se o público for de publicidade, moda, o espaço tem que ser maior, pois na maioria das vezes é necessário uma equipe para esse trabalho, como diretor de arte, maquiadora, etc.
Se escolher fotografia newborn, não precisará de um espaço muito grande, afinal, seus “modelos” são pequeninos. Mas precisará de um climatizador de ar, para o bebê ficar confortável com a temperatura. Um espaço para trocar a fralda, cadeira de amamentação e lugar para guardar os itens de decoração, como cestos, cobertas, acessórios, etc. A iluminação ideal para esse tipo de ensaio são as luzes contínuas, assim, o bebê não se assustará com o disparo do flash.

3 tipos de estúdios fotográficos e equipamentos:

Estúdio fotográfico móvel:
Você pode fotografar dentro da sua casa, ou na empresa do cliente.
Vantagens: pode cobrar mais, levando em consideração o tempo e gastos com deslocamento (caso vá na empresa do cliente ou tenha que buscar os produtos).
Desvantagem: esse tipo de estúdio fica um pouco limitado, devido ao tamanho da tenda escolhida. Veja essas duas opções de tenda.

Estúdio caseiro:

Nesse tipo, os gastos serão maiores, então é ideal para quem já tem uma carteira de clientes, garantindo o pagamento das contas básicas, como aluguel, água, luz… Pode escolher aquele quartinho da bagunça ou a garagem, assim, os clientes não precisarão passar pelos cômodos da casa.
O mais importante, é combinar com os outros moradores da casa sobre seu horário de trabalho, para não te atrapalharem. Uma dica legal, é o painel luminoso, quando estiver ligado, ninguém pode entrar no seu estúdio:

Equipamentos básicos:

FUNDO INFINITO FOTOGRÁFICO PRETO TNT 1,60MX3M
SUPORTE DE FUNDO FOTOGRÁFICO 4 BARRAS 3 METROS + BOLSA
FUNDO INFINITO FOTOGRÁFICO BRANCO TNT 1,60MX3M

Alugar um estúdio fotográfico:

Se você prefere fazer fotos externas, mas os seus clientes estão pedindo ou indicando clientes para fotos de estúdio, alugar um estúdio é uma ótima opção!
Assim, você não teria gastos com equipamento de estúdio e poderia complementar a renda. 😉

Analise as opções, faça as contas e decida pela melhor opção para você. 😉

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *