Softbox ou Sombrinha? Qual o melhor para mim?

postado em: Artigos | 0

Ter um estúdio completo com softbox, sombrinhas e flash a disposição é a vontade de muitos profissionais e iniciantes, mas as vezes só podemos escolher um e nessa hora bate uma dúvida, o que é melhor para o nosso trabalho? Para tentar ajudar vamos ver algumas vantagens e benefícios das sombrinhas e softbox.

Utilizando o Softbox:

Controlar a luz com um softbox é bem mais fácil, pois produz luz e sombra sem bordas definidas, tem uma projeção mais direta no objeto/pessoa fotografada ou filmada, fazendo o efeito conhecido como “luz dura”, que fixa naquela determinado ponto, não difundindo naturalmente, é ideal para locais mais escuros e próximos do objetos.

Segue algumas dicas para melhor utilização do softbox:

  1. Para encontrar melhores ângulos de iluminação, mude a direção do softbox, mexendo na altura, distancia ou o ângulo de posicionamento do softbox (borboleta lateral);
  2. Tente não ajustar a abertura da sua câmera para fazer novas fotos, busque sempre novas posições do softbox para resultados mais rápidos e menos complicados;
  3. Faça vários testes antes da gravação ou foto oficial. Se a iluminação estiver “dura demais” ou com forte contraste posicione o softbox  a frente do seu modelo;
  4. Caso esteja trabalhando com dois softbox, posicione-os para que os dois focos de luz se encontrem proporcionando uma iluminação mais ampla.

Utilizando a Sombrinhas:

As sombrinhas basicamente se dividem em rebatedoras e difusoras. A sombrinha rebatedora, recebe a luz e a rebate no objeto suavizando essa luz e a sombrinha difusora, que é a mais utilizada, serve para difundir a luz, ampliando-a e expandindo-a dando mais suavidade à foto, criando uma luz mais natural. A maioria dos fotógrafos preferem as difusoras pois elas tornam muito mais fácil a decisão de aproximar ou recuar o objeto.

Segue algumas dicas para melhor utilização da sombrinha:

  1. Movendo a sombrinha pra perto do seu objeto instantaneamente é adicionado mais sombras à sua foto;
  2. Utilizando a sombrinha com diferentes ângulos, os efeitos de iluminação auxiliam a quebrar a luz em torno de determinadas características;
  3. A sombrinha branca ameniza a saída de luz e evita uma iluminação direta e forte no objeto/pessoa ou fique muito intensa nos elementos fotografados.
  4. A sombrinha prata/dourada tem um alto contraste, rebatendo a luz, conferindo brilho, deixando as cores mais quentes ou mais frias e é comumente utilizada em ensaios externos.
  5. A sombrinha mista traz diversos tipos de contraste na mesma foto, com ela, é possível adquirir nuances douradas, pratas, mescladas com branco e azuladas.

Umbrella-vs-Softbox

Fonte foto:Sarceq Photo

Agora é com você, prefere trabalhar com softobox ou sombrinha? Com os kits da Tudo Pra Foto os resultados serão excelentes, você encontra Kit de Sombrinha ou Kits de Softbox no nosso site, aproveite!

Compartilhar

Deixe uma resposta