Revelação de Fotos: qual o seu processo?

postado em: Artigos | 0

A revelação de fotos por muito tempo era o único meio de visualizar uma fotografia tirada com uma câmera analógica. Não tendo as câmera digitais de hoje em dia só conferíamos o resultado um tempo depois.

O processo de revelação de fotos, principalmente nunca tendo visto de perto somente em filmes, sempre pareceu muito mágico para mim. Você tem uma folha em branco, molha nesse liquido, depois nesse e voilà a foto aparece!

Entretanto quando procurei pesquisar sobre o assunto para esse post vi que era muito mais interessante do que mágica. A revelação de fotos nada mais é do que um processo químico que faz com que a imagem registrada no filme em uma imagem visível.

O processo químico na revelação fotográfica é composto de 5 etapas:

revelação de fotos

Revelação

Aqui descobrimos um dos produtos químico utilizados, se chama revelador (soluções alcalinas, normalmente à base de hidroquinona ou metol). Com a reação de óxido-redução a transformação dos haletos de prata, presentes no filme, ocorre fazendo com que se transforme em prata metálica.

Interrupção

O revelador da etapa anterior irá agir até escurecer toda a fotografia, se não ocorrer nenhuma interrupção no processo. Após será utilizado um composto para interromper a ação do revelador, um composto de acido acétido glacial ou acido cítrico.

Fixação

Nessa etapa é usado um fixador de tiossulfato de sódio que ira reagir com alguns cristais de prata que podem estar presente da primeira etapa, e fazer com que se tornem solúveis na água. Então isso irá impedir que a foto se decomponha ou manche com o tempo.

Lavagem

A lavagem é a etapa que irá garantir que a retirada de todos os resíduos químico e fazer com que a foto se torne mais duradoura, já que ira deixar somente a imagem de prata metálica. Por isso essa etapa da revelação fotográfica é realizada em água corrente e dura alguns minutos.

Secagem

Em nossa última etapa temos a secagem. Então ela pode ocorrer em temperatura ambiente ou com a ajuda de estufas, contanto que não ultrapasse os 40°C

E é isso! Essa cinco etapas eram utilizadas para a revelação de fotos. Na verdade apesar de não ser tão popular quanto antigamente alguns praticantes da fotografia analógica ainda utilizam esse processo.

Mas hoje em dia se você quer se aventurar na fotografia analógica você pode utilizar de aplicativos para ter sua foto digitalizada.

Compartilhar

Deixe uma resposta