Regra dos Terços: o que é e como utilizar

Regra dos terços

Ela é baseada na divisão de uma imagem em 9 partes iguais através de linhas imaginárias, tanto horizontais como verticais. Na fotografia, o recomendado é que o objeto/angulo que você quer que chame a atenção fique entre os cruzamentos das linhas.

regra-tercos-fotografia-casal

“Repartindo” a imagem

Regra dos terços é uma das dicas iniciais e básicas de composição a se aprender, todo fotografo deve saber. Justamente por isso as câmeras já disponibilizam as linhas, mas é claro que é só para se ter noção, a foto vai sair sem o grid. Mas caso sua câmera não possua, é bem fácil imaginar a imagem dividida. Lembrando que o ponto focal (o ponto que você quer chamar atenção) da sua foto deve estar no cruzamento das linhas.

909722dfe953bc8ea5e09e0049c42578

Utilização

A utilização da divisão não é somente por fotógrafos profissionais e sim para fotógrafos do mundo inteiro. É uma excelente ferramenta para evitar composições centralizadas e padrões estéticos. Veja como é fácil enquadrar os elementos.

collage

Proporção áurea

Diferente da regra dos terços a proporção áurea é uma razão matemática representada pela letra grega φ, que é encontrada dividindo uma linha em duas partes, de forma que o resultado da divisão da parte mais longa pela parte mais curta seja igual ao do total da linha dividido pela parte mais longa.

Parece loucura né? Mas não é difícil! Tenha em mente que o grid que ela forma é um pouco diferente do grid da regra dos terços. Ele também divide a imagem em 9 partes, mas os segmentos centrais são um pouco mais afinados, enquanto os laterais são mais largos. Muitos fotógrafos acham que esse resultado acaba gerando fotografias mais harmônicas. Veja abaixo a diferença dos grids.

GoldenRuleVerticalLineGrade

Quebrar regras é bom

Vale lembrar que essas são regras básicas de fotografia e podem ser quebradas, nem sempre as melhores fotos vão sair em meio as regras. Use a criatividade mas saiba também usar as técnicas.

Até mais!

www.tudoprafoto.com.br