O que saber sobre Monopé

postado em: Artigos | 0

Ao comprar um monopé, você está procurando mais ou menos as mesmas coisas que você vai encontrar em um tripé, estabilidade e altura, mas é bom entender quais são suas utilidades e saber se se adapta ao seu trabalho

 

1.   O QUE É UM MONOPÉ?

Monopés, muitas vezes chamados de unipés ou monopod, são objetos rígidos, sobre o qual a câmera será anexada para fornecer maior estabilidade e, por fim, evitar fotos borradas. Essa foi a principal missão para a concepção do Monopé, embora também sejam muito utilizados em inúmeras outras finalidades. Nos dias atuais, no entanto, a tendência é usá-lo sob a forma de um pau de selfie para usar com câmeras dos telefones celulares.

De acordo com seus diferentes modelos, um monopé vem com uma ampla gama de preços, desde o mais simples até versões mais complexas com cabeças especiais, controles e pés diferentes. Alguns deles pesam não mais que 6 gramas, especialmente, os modelos conhecidos para pau de selfie, já outros podem ultrapassar os 3 quilos, levando-se em conta a qualidade do material e acessórios.

 

Monopod002s

  1. COMO USAR UM MONOPÉ CORRETAMENTE?

Os dois usos mais comuns do monopé são para o esporte e para a fotografia da vida selvagem, estilos conhecidos por fotografar pessoas e animais em movimento rápido e principais modos de fotografia a serem afetados por borrões em suas fotos. Logicamente, velocidades de obturação rápidas certamente ajudam a reduzir o borrão de movimento, mas você também pode conhecer algumas dicas simples sobre como usar o monopé corretamente e remover este problema de uma vez por todas:

  • Use seu monopé e suas próprias pernas para formar um tripé.
  • Firme seu monopé contra sua perna.
  • Posicione o monopé contra o peito de seu pé e firme com o pé.
  • Reduza o monopé e coloque sua parte inferior em uma bolsa estabilizadora
  • Monte sua câmera em um monopé para diminuir agitação ao usar uma lente longa.

 

3.  QUAIS AS DESVANTAGENS DE UM MONOPÉ?

O principal inconveniente de carregar é que ele restringe a sua mobilidade. Embora seja verdade que ele não limita seus movimentos, tanto quanto um tripé, um monopé ainda irá bloquear seus movimentos. Você tem que levá-lo sempre junto de si, e ajustá-lo entre os disparos. Ele não vai ajudá-lo com a estabilização e nitidez em velocidades mais altas, porque você simplesmente não precisa da ajuda nessas situações.

Um monopé também é incapaz de salvar você quando quiser usar uma velocidade muito lenta do obturador, isso porque os movimentos leves apresentam um borrão em suas fotos. Uma vez que a velocidade do obturador é mais lenta do que cerca de 1 segundo o monopé definitivamente não vai salvar a imagem.

 

4.   DEVO COMPRAR UM MONOPÉ?

Um número imenso de profissionais aproveita este equipamento em sua sessão de fotos, e eles fornecem suporte e estabilização enquanto você está fotografando. Por outro lado, um monopé limita seus movimentos e não fornece os mesmos benefícios que um tripé.

Então, você deve comprar um monopé? A resposta curta é sim, se você pretende capturar a vida selvagem,  imagens de esportes ou até imagens cotidianas no qual precisa de um movimento mais rápido. Caso contrário, o monopé não será útil para você.

 

Entendeu como o monopé pode ser útil?

Você ja usa? então conta a sua experiência pra gente!

Não deixe de seguir a TUDO PRA FOTO no Instagram!

Até mais

 

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta