Luz contínua ou flash? Vantagens e desvantagens

postado em: Artigos | 8

Muita gente tem dúvida na hora de montar um estúdio sobre qual tipo de iluminação usar, mas fiquem tranquilos que viemos aqui tirar algumas dúvidas! Tem fotógrafos que preferem a luz contínua e outros preferem o bom e velho flash, então para não falar que um é melhor que o outro listamos vantagens e desvantagens dessas iluminações! E nada mais justo que colocar na balança e escolher a melhor fonte de luz para o seu trabalho!

 

Bom então vamos lá!

 

Luz contínua

Essa iluminação permite iluminar continuamente, ou seja, o tempo todo. Exemplos de equipamentos que você pode encontrar a luz contínua são: softbox/octobox (de diferentes tamanhos), fresnel e até sombrinhas! Eles utilizam luzes halógenas, brancas, leds ou fluorescentes dependendo do equipamento que você escolher!

ezgif.com-resize

Vantagens:

-Existem diversos tamanhos e modelos, podendo escolher o melhor para seu estúdio

-Mais em conta

-Tem uma potência de luz incomparável

-Mais fácil e prático para montar e entender o equipamento
ezgif.com-video-to-gif (2)

 

Desvantagens:

-Dependendo da luz que escolher pode gerar muita energia, esquentando o equipamento (as luzes fluorescentes são as que menos gastam energia e duram mais tempo)

-Como é uma luz forte muitos modelos não gostam do calor que sentem quando estão sendo fotografados

-Exige um ISO mais alto e terá mais dificuldades em congelar uma imagem que está em movimento

 

Flash

No flash a iluminação ocorre de maneira pontual, ou seja, é algo instantâneo. Exemplos de modelos de flash são: TTL ou manuais (isso para algo mais específico), e os modelos de flash de estúdio, como tochas, que servem para um local mais fechado.

pop-up-flash

Vantagens:

-Não produz calor, não ocasionando mal estar na pessoa que está sendo fotografada

-Você pode adquirir um rádio flash, e sincronizar todos os flashes ao mesmo tempo

-Bem mais fácil congelar uma imagem que está em movimento

Captura de Tela 2018-01-31 às 09.29.23

Desvantagens:

-É mais caro

-É uma iluminação que exige mais técnica e prática

-Vai precisar utilizar o fotômetro (aparelho que mede a intensidade da luz), pois o flash só vai ser disparado na hora da foto, não tendo como saber como a foto vai sair

 

Ficou interessado em algum produto? Confira aqui

-Luz contínua

-Flash

 

Bom essas são as principais diferenças, se vocês tiverem alguma dúvida, é só perguntar aqui embaixo! Vale a pena conversar com outros fotógrafos sobre o tipo de iluminação que eles usam e porque gostam dela!

 

E não esqueça de seguir o nosso instagram!

 

Até mais!

Compartilhar

8 Respostas

  1. é dificil de encontrar conteúdo de qualidade na internet, ainda bem que encontrei o seu site. Obrigado e sucesso

  2. Que artigo legal. Sou iniciante na fotografia, não entendo muito. Estou pensando em montar um estúdio básico para projetos artísticos fotografando pessoas.
    Poderia me dar uma dica de qual equipamento de iluminação básica comprar. Sei que é difícil, mas gostaria de algo com um bom custo benefício já que não tenho tanta grana pra investir em equipamentos mais caros.
    Obrigado!

  3. Boa tarde, estou finalizando meu curso de fotografia e como tema, fotografarei alguns esportes como tecido acrobático, lira e pole dance.
    Estou pesquisando e lendo diversos livros e matérias a respeito da iluminação. Eu particularmente prefiro luz continua, porque o único flash que possuo é 430 exII da Canon, mas lendo a matéria me deparei com a informação de que fotografar modelos em movimentos é mais difícil com luz continua.
    Gostaria de uma sugestão de vocês ou uma ajuda pra esclarecer minha dúvida.

    • Marketing TUDOPRAFOTO

      Olá Gi! Tudo bom? Como você quer fotografar pessoas em movimento o ideal seria o flash mesmo, a luz contínua seria uma opção que promove iluminar continuamente, enquanto para o flash a iluminação ocorre de maneira pontual. Além disso existe a questão de ISO, normalmente a luz continua vai exigir um ISO mais alto e terá mais dificuldades de congelar uma imagem que está em movimento, porém nada é impossível! Da para tirar ótimas fotos em movimentos com a luz contínua, só vai precisar de um pouquinho mais de prática 😉

  4. Posso usar luz contínua num softbox que é designado para flash? Uma forma de adaptação

    • Marketing TUDOPRAFOTO

      Olá Belucho! Tudo bem? Se você conseguir adaptar pode sim, é que muitos softboxs para luz contínua, já vem com o bocal para colocar a lâmpada, mas se você conseguir adaptar, não tem nenhum problema! :)

Deixe uma resposta