Fresnel: A lente que transformou a fotografia

postado em: Artigos | 0

Já ouviu falar do refletor Fresnel? Provavelmente já, mas não faz idéia da onde vem esse nome estranho, né? Vem do nome do inventor do tipo de lente que alguns modelos ainda usam nesse iluminador. O físico Augustin-Jean Fresnel foi o responsável por criar por volta de 1820 a lente fresnel. Sua intenção na época era ajudar a na iluminação de faróis que ajudavam as navegações a se localizarem.

A origem das Lentes Fresnel

lente-fresnel-110mm-distancia-focal-70mm-k2738-D_NQ_NP_789975-MLB32416948761_102019-F

Como citado acima ao criar esse tipo de lente Fresnel pensava apensa em ajudar a ampliar as luzes de faróis. A grande diferente da lente para os tipo comuns da época era seu formato. Enquanto outras lentes eram planas ou no máximo curvas, suas lentes possuem cortes em círculos concêntricos como mostrado na imagem acima.

Graças a esse tipo de corte sua lente era capaz de ampliar muito mais o alcance da luz. Logo sua invenção foi sendo utilizada em vários outros objetos como faróis de carros, holofotes militares, óculos de realidade virtual e muito mais. Uma de suas utilidades muito conhecida é na área da fotografia. Os famosos iluminadores Fresnel. Apesar de que hoje em dia não sigam mais o modelo original das lentes se tornou um nome tão comum que é usado hoje em dia até para iluminadores que não possuem essa lente.

439268471_Iluminador-led-55w-tocha-1.jpg

 

O modelo de iluminador conhecido como Fresnel é igual ao da foto acima. Possui barndoor que ajuda a controla o foco da luz no objeto ou pessoa de desejo. Inclusive muitas pessoas acreditam que o nome se da por ser um iluminador que possui barndoor.

 

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta