Fotografia Newborn e seus cuidados básicos

postado em: Artigos | 0

A fotografia newborn, que é relativamente nova aqui no Brasil, sofreu um boom e a cada dia possui mais adeptos.Devemos lembrar que para esse tipo de fotografia você tem nas mãos um serzinho frágil, que acabou de chegar ao mundo. Respeite-o acima de tudo. A principal questão na fotografia newborn é a segurança do recém-nascido. Tudo deve ser feito de forma a dar conforto e segurança ao bebê.O estúdio, ou local onde for realizada a sessão, deve ser higienizado, assim como todos os acessórios e props utilizados. Cuide também de você, mãos higienizadas com álcool em gel, unhas cortadas e cabelos presos.A temperatura do ambiente deve ser controlada, entre 28 e 30 graus. Sempre que o bebê mostrar frio ou calor, esta temperatura deverá ser regulada. Tenha um aquecedor, um umidificador de ar e um termômetro, os cestos e props devem ser feitos de materiais seguros para o bebê. Nunca use vidro ou cerâmica. Procure usar cestos de bases largas, para dar maior estabilidade ao bebê. Coloque um pezinho no fundo do cestinho para dar mais estabilidade.

Procure realizar o ensaio entre 6 e 15 dias de vida do bebê, pois nesta fase os recém-nascidos são mais flexíveis, possuem o sono mais profundo e não sofrem com cólicas. É essencial o bebê estar bem alimentado antes de se iniciar a sessão. Peça a mãe que o amamente minutos antes. Bebê bem alimentado é bebê feliz. Estude a fisiologia e anatomia do bebê. Aprenda a posicioná-lo. Treine antes com uma boneca, uma pose mal executada pode machucar o recém-nascido. Muitas das poses são produto de fusão de imagens no Photoshop. Não tente reproduzir tudo o que você vê nas redes sociais. Pode ser perigoso para o recém-nascido, comece com as poses mais simples. Com o tempo e a experiência adquirida, através de muito estudo e prática, naturalmente você vai evoluir para as poses mais complexas.

 

POSES BÁSICAS NA FOTOGRAFIA NEWBORN
70 % do ensaio newborn acontece no puff. O acessório é adequado e seguro para o bebê. Com uma troca de mantas e alguns acessórios, você consegue uma gama de imagens do bebê, sem ter que movimentá-lo muito. Para quem está começando, o ideal é aprender quatro poses básicas, e treinar muito. Algumas mantinhas, toquinhas, serão suficientes para um bom resultado e imagens bem diferentes.

BUM BUM (BUM UP)
Nesta posição é importante cruzar as perninhas do bebê contra sua barriga, e em seguida posicioná-lo no puff, de barriga para baixo. Uma das mãozinhas é colocada sob seu rosto. Esta mão servirá de suporte para sua cabecinha. Mantenha os dedinhos abertos. Tenha cuidado com o outro bracinho, que deve ficar ao lado do bebê (e não em baixo).
Toalhinhas ou mantinhas devem ser colocadas sob a manta, para servirem de suporte para a cabeça, gentilmente traga o bum bum para frente, de forma que os cotovelos se unam aos joelhos, atente para o bracinho direito e para sua correta posição, fotografe sob diversos ângulos e obtenha uma variedade de imagens.

A-Theo-48

Por Anna Grecco

POSE LATERAL (SIDE POSE)

Pouco se mexe no bebê passando da posição do bumbum. Isso garante seu conforto e uma transição suave. Cuide para o correto movimento do bracinho que está à direita. Traga para o mesmo lado que o outro. Gire o bebê lateralmente (em diagonal). Você pode usar wraps para uma variação de imagens, você pode manter as duas mãozinhas unidas sob o rosto, palma contra palma, ou fazer como na imagem abaixo (pose sonequinha).

sHelena

Por Anna Grecco

QUEIXO

Nesta pose, as mãozinhas são colocadas uma sobre a outra, para dar sustentação à cabeça do bebê. Os cotovelos devem ser suportados por toalhas ou rolinhos colocados abaixo das mantas do puff.

sMatheus-161

Por Anna Grecco

Depois de aprender estas quatro posições básicas e praticar muito, você pode reproduzir as mesmas posições em caminhas, cestinhos e outros props, fotografar com os pais e irmãos, agrega muito valor ao seu ensaio, fotografe também detalhes dos bebês, como cílios, lábios, pézinhos, expressões: sorrisos, bocejos, biquinhos.

 

O importante é nunca deixar de buscar conhecimento e praticar muito, e além de tudo ter amor e dedicação por esse trabalho.

Não deixe de seguir a TUDO PRA FOTO no Instagram!

Até mais

Compartilhar

Deixe uma resposta