Fotografia em ambientes fechados

Apesar do que parece podemos aproveitar a quarentena para exercitar algumas técnicas da fotografia. Por exemplo, agora é uma ótima oportunidade para treinar a fotografia em ambientes fechados. Separamos alguns toques para se atentar na hora de fotografar.

stilllife-4250085_1280

Sua casa, seu ambiente

Primeira coisa: de uma volta em sua casa. Eu sei que você provavelmente não aguenta mais andar pela sua própria casa, mas agora é diferente. O seu olhar vai buscar pelas fontes de luz, seja artificial ou natural. Busque toda fonte de iluminação no comodo que você escolheu. Preste atenção também ao móveis, decoração e cores da parede. Tudo isso é importante para compor sua foto, principalmente se não for utilizar um fundo.

Sua iluminação e seus efeitos

Verifique como a luz do ambiente se manifesta, tanto a luz natural quanto as luzes artificiais disponíveis no local. O mesmo espaço pode ter aparências completamente diferentes conforme a luz que incide nele. A melhor iluminação para ser usada é a natural, por isso, abuse de portas de vidro e janelas. A luz natural mantém as cores mais fiéis na imagem. Já a artificial deixa tudo amarelado e exclui muitas sombras do ambiente.

Os melhores horários para usar a luz natural são de manhã e no final de tarde. No entanto, é preciso ter cuidado com a luz do sol. Ela pode criar linhas e sombras que fazem desenhos diferentes do desejado. Dias nublados que apresentam uma luz difusa são os mais recomendados.

Existe uma técnica ótima para verificar a luz do ambiente. Basta apertar o disparador da câmera até a metade. A câmera irá focalizar e fará uma leitura da luz. Nesse momento, você conseguirá ver a velocidade do disparador e a abertura de diafragma que foram ajustados automaticamente.

A velocidade do obturador não pode ser menor que 1/30 em lentes grande angular, as mais recomendadas para esse tipo de foto. Ela também não pode ser menor que 1/125 no zoom máximo. Algumas câmeras mostram um alerta quando a velocidade está baixa e há a possibilidade de a foto sair tremida.

Vamos organizar

Na fotografia sempre observe o fundo do objeto principal que você está fotografando. Se possível, retire os objetos estranhos que possam estar bagunçando o cenário. Se não der para movê-los, você pode editar sua foto na pós-produção. No entanto, mover as coisas de lugar e organizar o cenário irá agilizar o seu trabalho e irá aprimorar o seu olhar. Alinhe os seus olhos e disponha os objetos da cena de forma harmoniosa. Caso o espaço esteja muito vazio, inclua acessórios como vasos, almofadas, plantas, livros, quadros e enfeites que combinem com a decoração para fazer uma composição bonita. Em cômodos que possuem portas é interessante capturar as imagens com elas abertas e fechadas. Ao tirar fotos dos espaços com a porta aberta, você mostra a interação entre os ambientes.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta