Fotografando no final de ano: 4 dicas

Estamos na contagem regressiva para o último dia do ano! E claro que você vai querer registrar todos os momentos dessa celebração. Mas sabemos que principalmente por ser a noite é um pouco mais difícil obter uma fotografia de qualidade. A seguir temos 4 dicas práticas e certeiras para você conseguir a melhor foto de fim de ano.

De olho no flash

Por falar em flash, se você vai fotografar uma pessoa ou um grupo de pessoas, o melhor a fazer é tirar uma foto de meio corpo. Isso porque se for tentar tirar uma foto de corpo inteiro, será necessário se afastar. Com isso, o flash da câmera não vai dar conta de prover uma boa iluminação para a cena. Por outro lado, se você tirar uma foto de meio corpo, o flash conseguirá iluminar bem todas as pessoas, deixando o resultado final com uma boa distribuição de luz. Isso no caso de você não ter uma câmera com um bom flash, como no caso dos celulares ou câmeras.

flash

Balanço de brancos

Praticamente todas as câmeras compactas e até alguns celulares permitem que alteremos algumas configurações do aparelho. Uma dessas é o chamado balanço de branco. Ele é o responsável pela tonalidade que a imagem terá. Fotógrafos profissionais sabem alterar esse parâmetro de acordo com a tonalidade que ele deseja.

O balanço de branco, quando corretamente configurado, não muda a tonalidade real das cores. Assim, se alguém está com um vestido branco e o balanço de branco está no modo “fluorescente”, ele sairá azulado. E não queremos que isso aconteça. Assim, a configuração correta do balanço de branco vai manter as cores nas tonalidades exatas.

Fogos de artifício

Ano novo sem fogos de artifício não é ano novo. Não tem coisa mais bonita que brindar o ano que se inicia com aquele show a aparte que são os fogos coloridos e cheios de forma geométrica. Não tem como não registar. Como a festa acontece à noite, tome cuidado para a imagem não ficar borrada. Por isso, certifique antes de tirar as fotos, que a câmera ou celular estão bem apoiadas. O ideal é um tripé ou até monopé, mas, se você não tiver, apoie seu equipamento fotográfico entre as mãos mesmo. A maioria das câmeras de hoje também já vêm com uma opção no menu para “fogos de artifício”, bom já procurar antes.

fogos de artificio

Edição de imagem

Hoje em dia há uma infinidade muito grande de aplicativos que fazem edições rápidas e simples nas imagens, mesmo para fotos feitas por câmeras, pois sempre podemos “dar uma melhorada”, fazer um “ajuste” antes de postarmos em nossas redes sociais. Aqui no blog já fizemos um post sobre esses aplicativos. Eu, particularmente, uso muito um app chamado VSCO Cam, ele já tem alguns filtros prontos, como também, você pode tratar sua foto como bem quiser, configurando o contraste, a luz, a sombra, etc.