Fotografando Luzes de Natal: dicas para ótimas fotos

Sabemos como é difícil fotografar qualquer fonte de luz. Seja natural ou artificial para se ter uma fotografia de qualidade é preciso se atentar a vários detalhes. Aqui vamos disponibilizar alguns truques para se ter uma boa foto das luzes de natal.

Equipamento

Para garantir maior qualidade fotografando as luzes de natal a melhor pedida é uma boa câmera. Existem muitas configurações e ajustes que até a melhor câmera de smartphone não se iguala a uma câmera semi ou profissional. Mas seguindo as próximas dicas você também pode obter ótimos resultados com seu smartphone.

Fotografando com luz natural

Por mais que enxergamos as luzes a noite e em ambientes escuros o mesmo não vale para a lente da câmera.

É muito mais difícil conseguir fotos boas quando as luzes estão no escuro. Ao menos com luzes de natal ao ar livre, use a luz do fim da tarde para ter alguma profundidade por trás das luzes acesas. Tire fotos no fim da tarde, na famosa golden hour é o momento perfeito. Durante o por do sol o fundo estará visível mas sem atrapalhar as luzes.

christmas-decorations-4664284_640

Aproveite o céu

Essa é uma parte importante para captar mais luz e tornar a composição mais interessante. Esteja atento sobretudo aos céus indecisos e suas camadas de nuvens expressivas. O céu pode ser um pano de fundo realmente eficaz para destacar as luzes de um modo mágico. Ao mesmo tempo, não deixe o céu roubar o show. Você quer fotografar luzes de natal, não é? Faça delas a atração principal. Não fique tão envolvido com o céu que você esqueça o que queria fotografar no início.

Fique imóvel

Use um tripé ou encoste-se a algo firme como uma parede ou cerca para estabilizar a câmera. Assim você conseguirá o melhor resultado. Usar o obturador pode ser eficiente para evitar que a foto fique tremida, assim como um cabo disparador. Use essas técnicas junto com um tripé para obter resultados melhores.

christmas-2971961_640

Brinque com as configurações

Sua câmera pode ter as configurações alteradas por um bom motivo. Tire fotos sem flash. Você não vai conseguir tirar uma foto muito boa com flash em escuridão total ou parcial. Configure o ISO para no mínimo 800 (já que não pode usar flash). Se quiser um ISO menor, tente 200 com uma abertura f/4 e exposição de 1/4 de segundo. Com essas configurações, talvez você nem precise de um tripé. Configure o balanço branco para “luz incandescente”. Isso vai fazer as mostrar as luzes no ápice de sua claridade, já que tungstênio é uma configuração manual usada pra fotos em que a principal fonte de luz é a lâmpada doméstica.

christmas-3012862_640 (1)