Foco Manual: Como aproveita-lo melhor

postado em: Artigos | 0

Quando peguei a primeira câmera na mão e descobri o que era o foco pensei “só girar, super fácil”. Acontece que não foi bem assim. O foco é uma parte essencial da fotografia. Ele determina o objeto que recebera destaque em sua foto, por isso precisa ter bastante cuidado ao usa-lo. Por exemplo, apesar de existir o foco automático em algumas situações a melhor pedida continua sendo o foco manual.

Tipos de fotografias perfeitas para o foco manual

Paisagens

Aquelas fotos de paisagens maravilhosas que parecem continuar por quilômetros. Para ter esse efeito o foco manual é essencial. Utilizando o automático você pode acabar com aquele indesejado efeito plano em sua foto.

Douro-Vinhateiro

Em movimento

tem coisa mais difícil do que fotografar um objeto em movimento? Sim, conseguir uma imagem em movimento com foco. Mas esse feito não é impossível se usar o nosso querido foco manual. Sabe qual é o segredo? Escolha um ponto da imagem para focar antes de disparar e quando seu objeto alcança-lo é só disparar.

unnamed

Fotografando animais

Fotografando através de folhagens, ou galhos, ou outros animais, o manual e uma abertura maior transforma o primeiro plano em um blur agradável e colorido. Outra grande vantagem é que dependendo do animal e do ambiente você não tem garantia de que ele ficará parado, portanto a dica do objeto em movimento também pode ser utilizada.

BBPfzHB