Foco “Cravado” em Grandes Aberturas

foto @jorgefakhouri.fotografia

Uma foto nítida é o que todo fotografo busca, seja em grandes ou pequenas aberturas. Mas é um fato que fotografar em grandes aberturas é um pouco mais complicado, exige ter conhecimento de algumas técnicas e principalmente prática, muita prática! Por isso, preparamos esse post completinho com dicas valiosas para te ajudar a fotografar imagens nítidas e com foco cravado e 😉

⠀⠀⠀⠀

FOCO MANUAL ou AUTOMÁTICO?
foto internet

Os dois! Cada tipo de foco vai te atender em uma situação. Para objetos em movimento é imprescindível o uso do auto foco para obter uma imagem nítida. Lembrando que o auto foco da sua câmera procura contraste. Por isso é interessante sempre procurar esse ponto de foco para ser mais assertivo. Em retratos, por exemplo, costumamos escolher os olhos para esse ponto.

Já o foco manual é recomendado para fotografia de objetos estáticos e deve ser feito sempre utilizando um tripé ou apoio fixo.

⠀⠀⠀⠀

MODOS AF (Auto Foco)
foto @chepte.cormani

O auto foco conta com 3 diferentes modos, sendo eles; One Shot (AF-S), AI Servo (AF-C) e AI Focus (AF-A). Mas calma que vamos explicar 😅

No modo One Shot a câmera trava o foco quando você pressiona meio botão. Ela emite um som “bip” para confirmar quando o foco está ok.

Com o modo AI Servo a câmera acompanha o ponto onde você fez o foco e mantém nele. Fica constantemente focando até você fazer o click.

Já o AI Focus a câmera escolhe automaticamente entre os dois modos anteriores (One Shot e AI Servo). Ela detecta automaticamente o modo que vai “melhor atender” dependendo do objeto que está sendo fotografado.

⠀⠀⠀⠀

Agora que já entendemos sobre foco e modos de auto foco da câmera, vamos às dicas para um foco cravado 😎

⠀⠀⠀⠀

CÂMERA FIRME
foto Md Iftekhar Uddin Emon

Como dissemos anteriormente, é necessário o uso do tripé na utilização do foco manual para uma foto nítida.
E aqui vai uma super dica ✌️😙 Ao fotografar com o modo manual, use o live view da sua câmera e aperte duas vezes na lupa (🔍+) para “zoom digital”, foque e depois aperte novamente na lupa, finalize com o click 📸.

Caso não esteja utilizando um tripé, escolha um modo de auto foco e aumente a velocidade, assim, mesmo com a câmera na mão, será possível fazer uma fotografia com imagem nítida e em foco.

⠀⠀⠀⠀

FOCAR E RECOMPOR
foto @mishavoguel

É preciso tomar cuidado com essa técnica. Mesmo sendo muito conhecida e utilizada por fotógrafos, em grandes aberturas ela pode deixar a sua fotografia sem foco. Como a profundidade de campo é bem curta, ao fazer meio clique, focar e recompor, o ponto de foco pode estar um pouco atrás ou a frente do que no movimento que você fez o foco, e assim acabar com uma foto sem foco.

⠀⠀⠀⠀

BOM EQUIPAMENTO
foto @jonas.svidras

Um bom equipamento não está associado diretamente ao preço, você encontra lentes que podem oferecer resultados similares com um custo bem menor. Recomendamos que antes de comprar equipamentos, pesquise, tire suas dúvidas, veja reviews… E claro, tenha cuidado ao comprar acessórios como filtros e limpadores de lentes. A manutenção e cuidado com o seu equipamento é essencial para boas fotografias. Uma poeirinha no sensor ou em sua lente pode comprometer a o resultado da sua fotografia, além de riscos permanentes que danificam o equipamento.

⠀⠀⠀⠀

FIQUE DE OLHO NAS CONFIGURAÇÕES
foto @nickbondarev

O ISO pode colocar tudo por água abaixo! Uma fotografia em foco, não necessariamente significa uma fotografia nítida 👀 E é muito comum ver por aí essa situação, uma foto em foco, mas sem nitidez por conta do aumento do ISO que fez a imagem ficar granulada/com ruído.
O mesmo pode acontecer com a velocidade, como falamos acima, é necessário uma velocidade alta para compensar a instabilidade da câmera. 

⠀⠀⠀⠀

Gostou das dicas? Bora colocar em prática? 💛

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *