10 Filmes indicados para fotógrafos

Vamos listar aqui alguns dos melhores filmes de fotografia!

Já teve um post parecido aqui no blog, mas vale a pena relembrar e atualizar essa lista, afinal, é muito bom se identificar com filmes do nosso segmento e quem sabe basear nossas vidas através deles. não é mesmo? rs

1- O preço da fama (1998)

Já que começamos citando esta cena acima, comecemos com o filme dela!

Pecker é funcionário de uma lanchonete e fotógrafo nas horas vagas, fazendo retratos de sua família, de lugares e de moradores de Baltimore. Um dia, o jovem é descoberto por uma dona de galeria de artes de Nova York que resolve realizar uma exposição com suas fotos. O rapaz vira a mais nova celebridade artística da noite para o dia, mas o comportamento das pessoas ao seu redor muda e logo ele descobre o preço de ser uma estrela. (Mirafoto)

2- Cidade de Deus (2002)

Uma das produções brasileiras mais aclamadas de todos os tempos e mundialmente conhecida, é dirigida por Fernando Meirelles e foi adaptada do livro homônimo de Paulo Lins. A história retrata a vida na favela e, em especial, a do menino Buscapé, que sonha em ser fotógrafo. Depois de muito sangue, crítica social e o escancaramento de um Brasil refém do crime, o filme fecha seu ciclo justamente na busca da profissão de Buscapé. Após fotografar o traficante Zé Pequeno morto, ele decide vender as fotografiass para um jornal e começa aí um novo caminho. (Mirafoto)

3- Closer: Perto demais (2005)

Dirigido por Mike Nichols, é um desses filmes que nos faz pensar sobre as cartilhas dos relacionamentos. Com um elenco de peso, a história debruça-se em dois casais que têm suas vidas entrelaçadas. Uma das principais personagens é Anna, interpretada por Júlia Roberts, que é uma fotógrafa bem sucedida e casada que se apaixona por um aspirante a escritor que trabalha no obituário de um jornal. O triângulo amoroso ainda tem espaço para uma stripper, que entra na vida deles de forma inusitada. (Mirafoto)

4- A vida secreta de Walter Mitty (2013)

Baseado no conto de James Thurber publicado em 1939 –  e que também já teve uma versão para os cinemas em 1947, com o título “O Homem de 8 Vidas” – o longa é mais uma empreitada de Ben Stiller como diretor. O visual da obra chama a atenção, cenas tão belas que chegam a ser impactantes e são enaltecidas pelas interessantes soluções que Stiller encontra, como o bom uso de câmera lenta.

Interpretado por Ben Stiller, Walter Mitty é um homem tímido que vive sua vida limitada e sem aventuras, trabalha no setor de fotografias da revista “Life”, onde sempre recebe as imagens tiradas por um radical freelancer que dedica sua vida viajando e fotografando e diante de tantas incríveis jornadas que Walter vê através das fotos só lhe resta sonhar, sonhar acordado e é justamente isso o que ele faz, mesmo enquanto conversa com os outros, sonha sobre como seria sua vida se ele tivesse coragem. (fotografia-dg)

5- A pele (2006)

Nicole Kidman encarna neste filme uma das mais brilhantes e excêntricas fotógrafas do século XX, Diane Arbus. Conhecida por suas impactantes fotografias em preto e branco e em formato quadrado, retratando pessoas marginalizadas e indesejadas pela sociedade da época, Diane teve uma vida de relacionamentos complexos, suicidando-se em 1971. No filme, Nicole Kidman dá vida novamente a essa história, encarando o bizarro, o diferente e tudo que é incômodo, e expondo uma relação proibida com um vizinho mais do que misterioso, portados de triconomia. (Mirafoto)

6- A prova (1991)

O drama australiano é dirigido por Jocelyn Moorhouse e ganhou mais de 5 prêmios das academias de cinema de Tokio, Sidney, São Paulo, Cannes e Reino Unido. Ele narra a relação de um fotógrafo cego com um ajudante de supermercado que acaba virando sua mão direita. Através de flashbacks sobre sua vida, o fotógrafo vai criando uma relação profunda com o ajudante, que passa a relatar para ele cada foto. O filme levou quatro anos para ser finalizado. (Mirafoto)

7- Retratos de uma obsessão (2002)

Um pacato funcionário de uma loja de revelação em um supermercado torna-se obcecado pelas pessoas que aparecem nas fotografias e começa a revelar comportamentos estranhos. Em especial, torna-se vidrado na família de uma cliente e o terror começa a se espalhar quando eles se dão conta do fato.  A relação entre a família perfeita e o funcionário solitário cria uma boa receita para um thriller surpreendente. (Mirafoto)

 

8- O resgate de Harrison (2000)

A história conta a saga da jornalista Sarah e seu marido, um fotógrafo profissional que parte para registrar a Guerra da Iugoslávia — uma das mais sangrentas dos últimos anos. Durante o trabalho, ele desaparece misteriosamente. Ela, acreditando que Harrison não morreu, segue em direção ao local da guerra disposta a encontrá-lo e depara-se com um cenário de horror. Combates, bombas, explosões e muita tensão não deixam Sarah desistir. (Mirafoto)

9- Janela indiscreta (1958)

Um dos maiores clássicos de Alfred Hitchcock conta a história de Jeffries, um fotógrafo profissional confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o faz suspeitar que um assassinato foi cometido. O suspense traz ângulos inusitados e, não por acaso, é uma lição de boa fotografia para os amantes do cinema. (Mirafoto)

10: A fotografia oculta de Vivian Mayer (2013)

O documentário enfoca uma das mais celebradas fotógrafas de rua dos Estados Unidos, que passou sua vida inteira vivendo como uma babá sem marido e sem filhos, com um cotidiano pacato. O reconhecimento póstumo se deu graças à descoberta de um verdadeiro tesouro, escondido no apartamento em que Vivian viveu até sua morte, em 2009: mais de 100 mil retratos das maravilhas e peculiaridades da América urbana. (Mirafoto)

Esses são os 10 filmes dessa semana! Aproveite as ferias ou os fins de semana, estoure pipoca e comece a sessão.

Até mais!

Veja também: http://goo.gl/W6HNXd

Compartilhar

Deixe uma resposta