Estúdio de Fotografia: equipamento básicos para montar o seu

postado em: Artigos | 0

Um estúdio de fotografia parece ser um sonho distante para fotógrafos no começo de carreira, mas não precisa ser assim. O que pode ser mais amedrontador em ter seu próprio estúdio na maioria das vezes é o tipo de investimento necessário, entretanto não se precisa ser assim.  A seguir vamos mostrar os equipamento básicos para começar o seu próprio estúdio de fotografia, afinal não se precisa de uma grande quantidade de equipamentos mas sim saber trabalhar com o que tem.

Câmera

A escolha da câmera faz uma grande diferença, já que não adianta ter o equipamento e uma câmera qualquer. Entre câmeras DSLR ou profissionais existe uma grande gama de opções com várias marcas. A pesquisa é essencial para garantir um preço justo e qualidade.

Estúdio Fotográfico: câmera

Tripé

O tripé é um equipamento muito importante para seu estúdio já que ele garante fotos estabilizadas. Ensaios podem durar horas, imagine passar esse tempo tentando manter a câmera imóvel em suas mãos. E não podemos esquecer que eles também são utilizados para flashes também.

Estúdio fotográfico: tripé

Softbox

Um instrumento de iluminação essencial o softbox garante uma iluminação mais suave e menos dura. Graças a sua tela difusora faz com que a luz do flash passe por um tecido ajudando a destacar mais detalhes da imagem.

Sombrinha

A sombrinha rebatedora é perfeita em situações em que a sombra produzida pela luz natural é muito profunda. Ou quando você procura uma luz mais preenchida na face ou corpo da pessoa retratada. Com um rebatedor você será capaz de preencher estas sombras com luz e produzirá uma iluminação menos agressiva. Também é possível, criar uma “luz principal”, posicionando o rebatedor muito próximo do objeto, assim redirecionamos a luz ambiente.

Fundo

O fundo utilizado em suas fotos são um detalhe de muita importância. Um dos fundos mais utilizados são os tradicionais preto ou branco, mas uma boa opção é o chroma key. Com o chroma key e uma boa técnica você pode alterar o fundo de acordo com o tema da sessão, por exemplo. Também temos os fundos estampados em tecido. E para sustentar os fundos de seu estúdio de fotografia precisa de um suporte, que as vezes pode ser comprado em conjunto.

 Estúdio de fotografia: fundos

Para começo um estúdio pode ser improvisado em algum cômodo de sua casa, um quarto vazio ou até sua garagem. Realizando uma boa pesquisa você é capaz de encontrar equipamentos que caibam em seu orçamento e com o tempo pode ir adquirindo novos.