Ensaio Fotográfico à distância: como fazer?

postado em: Artigos | 0

Ensaio fotográfico: como poderíamos continuar com essa parte essencial da vida de um fotografo com as circunstâncias atuais? Uma das profissões que mais teve que se reinventar foi a fotografia. E a resposta veio por um fotógrafo do Estados Unidos. Através de aplicativos de videochamadas como Google Duo, FaceTime (exclusivo para dispositivos Apple) e até Facebook Messenger.

Usando um desses aplicativos o fotógrafo é capaz de orientar a pessoa a montar o cenário, com a roupa e iluminação. Tudo isso mais o posicionamento da câmera é feito com as instruções do fotógrafo.

O Ensaio Fotográfico a distância

A primeira coisa que percebi foi que tá longe de ser fácil essa forma de ensaio. Para fazer esse post e poder falar sobre uma experiência real decidi fazer um ensaio com uma amiga.

A primeira dica que eu posso dar para agilizar o processo é: ajude a pessoa a achar o lugar com a melhor iluminação e “cenário” antes. Vai poupar tempo, principalmente se você for utilizar de luz natural. Então um dia antes peça ao cliente um tour pela casa para achar a melhor luz.

Para o cenário não tem jeito você vai depender do que o seu cliente tem. Agora é a hora de ser criativo, procure elementos da decoração para ajudar a compor o cenário no lugar escolhido. Uma parede lisa ou com uma estampa legal, a decoração do cômodo com uma poltrona legal. Enfim, use sua criatividade.

Depois chega a hora do ensaio e como fazemos isso? Testei 3 aplicativos: Google Duo, Facebook Messenger e FaceTime. Os melhores para mim em qualidade de imagem foram o Messenger e FaceTime. E vai funcionar da seguinte maneira: você vai entrar em chamada com seu cliente, para maior praticidade os dois usando a câmera frontal. Usando a câmera frontal fica mais fácil para instruir o cliente nas poses, a interagir com o cenário e mudar a posição do celular. 

Precisa se adaptar e usar sua criatividade. Às vezes alguns aspectos acabam não ajudando como a qualidade da câmera do celular, a luz do ambiente. E é aí que as suas habilidades de edição vão entrar em ação.

Não tenho experiência em coordenar um ensaio fotográfico, mas posso falar não é impossível. E como quando você começou a fotografar nos ensaios a distância um fator que vai ajudar é a prática. Você pode chamar algum parente ou amigo para ir treinando e experimentando essa nova técnica ;D

Abaixo tenho o resultado dessa minha experiência nessa nova técnica, e olha se eu consegui, do meu jeito, vocês também conseguem.

Compartilhar

Deixe uma resposta