Lentes para câmeras e como entende-las

postado em: Artigos | 0

Se você esta começando nesse mundo fantástico da fotografia aposto que ficou confusa com todos os números e nomes de lentes para câmera. O que é abertura, o que o formato quer dizer, o zoom?

Com todas essas informações e números parece uma aula de matemática, né? Mas não é tão difícil assim. E agora vou explicar da forma mais descomplicada possível!

Distância Focal da lente

E o que é distância focal? Nada mais é do que a capacidade zoom da sua lente. aquele número na lente seguido de um mm é a capacidade de zoom. E a regra aqui é essa: quanto maior for o número maior é a capacidade de zoom e quanto menor o número maior será o campo de visão.

lentes fotograficas

E se fosse estiver pensando “tá, mas e as lentes que tem dois números com um traço no meio ?” Bom, vou explicar, essa é uma lente zoom e esse números são o mínimo e o máximo de distância focal entre os números. Agora quando é um número somente significa que é uma lente prime (fixa).

Abertura máxima das lentes

Já vimos o que é abertura máxima, agora como entender para por em prática essa função?

Os números de abertura podem ter um conceito um pouco confuso, mas prestando atenção você pega o jeito. É o seguinte, a abertura normalmente pode ser representada, por exemplo, por f/2.8, F2.8 e 1:2.8. E quanto maior é esse número significa que menor é a abertura.

Na imagem acima podemos ter uma idéia melhor de como funciona a abertura. E também quanto maior a abertura mais luz a lente é capaz de captar.

Sabe aquele efeito lindo de desfoque no fundo de uma fotografia? A abertura também é responsável por esse efeito, que destaca um objeto de sua imagem.

Viu? Não é tão difícil assim, né? No próximo post iremos falar um pouco mais sobre as lentes.

Compartilhar

Deixe uma resposta