Dicas para Fotografar com Efeito Panning

some textVocê com certeza já viu alguma foto com esse efeito, ele é muito utilizado por profissionais da fotografia para destacar pessoas ou objetos em movimentos. Garantir o efeito panning “perfeito” em fotos, não é tão fácil assim na prática, mas com paciência e algumas dicas, você consegue! 😉

Aqui vão 4 dicas para Efeito Panning de sucesso 😎

1. VELOCIDADE OBTURADOR

A velocidade do obturador é o fator determinante para produzir fotos com esse efeito. Uma velocidade de 1/30 pode ser o suficiente para conseguir uma fotografia com efeito panning, mas tudo vai depender da velocidade do seu objeto. Como dissemos anteriormente, tem que ter paciência e ir testando, você pode começar com 1/30 e ir aumentando ou diminuindo conforme necessidade 🤙 Alguns fotógrafos profissionais preferem ficar entre 1/8 e 1/60, outros utilizam entre 1/15 e 1/125.

2. FOCO

Foco é importante! Mas calma. Não é em todas as situações que vai ser possível conseguir o satisfatório “foco cravado” 😅 Então aqui vai mais uma dica, configure a sua câmera no modo autofoco contínuo (AI SERVO) e mantenha o dedo encostado no disparador para manter o foco.
Se tiver espaço em seu cartão de memória, melhor ainda! Configure a sua câmera em disparo contínuo, assim suas chances de fazer uma foto com efeito panning “perfeita” vão se multiplicar…

3. DISTÂNCIA

Mantenha certa distância do assunto, assim ficará mais fácil acompanhar o objeto. Quanto maior a distância do objeto em movimento, mais lento ele vai parecer e mais fácil vai ser persegui-lo com a sua câmera.

4. MÃO vs TRIPÉ

Isso vai depender do resultado que deseja e do objeto que vai fotografar 🙃 Geralmente o efeito panning é utilizado em esportes e eventos de ação, nesse caso, fotografar com a câmera na mão é excelente para ter agilidade ao acompanhar os movimentos. Mas quando o objeto tem movimentos previsíveis, é recomendado o uso do tripé para melhores resultados 😉.

Checklist para Efeito Panning de sucesso:
✓ Velocidade do obturador baixa.
✓ Autofoco (AI Servo).
✓ Manter certa distância do objeto fotografado.
✓ Usar ou não tripé vai depender do resultado e objeto que vai fotografar.

Tem alguma foto com esse efeito? Marca a gente no instagram @tudoprafoto 😍

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *