Dicas para a fotografar paisagens urbanas

Leanne Cole
Leanne Cole

Não é só de natureza e montanhas que é feita a fotografia de paisagens. Nossas cidades proporcionam visuais suficientes para criarmos fotografias impactantes. A fotógrafa Leanne Cole, especialista em fine art e paisagens, criou 7 dicas para fotografar estas paisagens urbanas tão presentes nas cidades.

Leanne Cole
Leanne Cole

1. Fotografia de rua

“A fotografia de rua pode cair em duas categorias, uma é a de retratos de rua e a outra capta mais a cena e o que está acontecendo. A primeira não é o que você normalmente vai encontrar em paisagens urbanas, mas a segunda sim.

Leanne Cole
Leanne Cole

Procure cenas onde as pessoas estão, grupos ou indivíduos, mas coloque-os no ambiente (não os isole, como em um retrato) para que você obtenha um contexto de onde eles estão e o que está acontecendo. Você poderia fotografar as pessoas fazendo compras e mostra um pouco do consumismo. Talvez ir a eventos esportivos e fotografar como as pessoas se comportam neles. Há parques onde as pessoas podem estar sentadas sozinhas com ninguém ao redor. Qualquer lugar onde as pessoas estão podem dar fotografias de paisagens urbanas interessantes”

2. De cima

“Há muitas maneiras de fotografar acima da cidade hoje em dia. Você pode captar os topos dos edifícios direcionando a foto para baixo, para as ruas abaixo. Você pode obter vistas incríveis que são únicas. Plataformas de observação permitem que você olhe para baixo, para a cidade. Estas fotos nem sempre são fáceis de fazer, pois às vezes você tem que tirar fotos através de vidro ou algum tipo de malha de segurança. Outra maneira é um passeio de helicóptero sobre uma cidade. É uma opção que muitas cidades oferecem agora. Você pode fazer um passeio de 15 minutos se quiser pagar por isso.

Leanne Cole
Leanne Cole

Alguns lugares também tem passeios de balão sobre a cidade ou festivais de balão (nota da edição: no Brasil, Jaraguá do Sul é uma das cidades com festival de balonismo). Você terá algumas imagens da cidade que não estão disponíveis de outra maneira. Por fim, quem tem drone também consegue facilmente fazer esse tipo de imagem, desde que pilote o drone nos locais permitidos”

3. Fotografia de longa exposição

“Sem dúvida, não há muitos tipos de fotografia em que longas exposições não se adequam. Você pode usá-la para edifícios individuais ou para grupos e ruas. Ela permite que você crie algumas cenas mágicas.

Leanne Cole
Leanne Col

O mais comum é usar filtros de densidade neutra para que você possa obter exposições muito longas, entre 30 segundos a vários minutos. Eles podem ajudar a criar movimento que mostrem nuvens desfocadas, ou você pode remover pessoas e carros das ruas. Você pode obter alguns efeitos interessantes com os filtros”

4. Fotografia noturna e trilhas de luz

“A fotografia da noite é outra forma de conseguir incríveis paisagens urbanas. Os ambientes urbanos são peculiares quando o sol se põe. Assim que as luzes acendem você pode obter uma visão completamente diferente. A câmera vai pegar muito mais do que você pode ver com seus olhos. Basta fazer longa exposição.

Leanne Cole
Leanne Cole

Você também pode obter grandes trilhas de luz à noite. Procure ruas interessantes que têm alguns grandes edifícios no fundo que você pode usar quando capturar as trilhas”

5. Arquitetura interessante

“Cada cidade se esforça para construir edifícios interessantes. Arquitetos gostam de caprichar tanto quanto qualquer um. Não importa onde você esteja, veja se você pode encontrar as estruturas mais interessantes para fotografar.

Leanne Cole
Leanne Cole

Você poderia descobrir por que um edifício foi projetado para uma área; se há algo único sobre ele. Olhe para os edifícios que estão aninhados uns com outros. Talvez haja um edifício antigo em algum lugar que é cercado por novos. Cenas como essas podem dar a suas imagens uma história interessante”

6. Clima e estações

“As pessoas muitas vezes se esquecem de como uma cidade pode ficar completamente diferente em cada estação e como o clima pode mudá-las também. Se você só ir a um lugar uma vez, você não tem muitas opções. Mas se você viver ou visitar este lugar muitas vezes, então pode obter uma grande variedade de imagem quando fotografá-lo em outros momentos e em várias condições.

Leanne Cole
Leanne Cole

Ao longo do ano, as estações lhe darão inúmeras oportunidades para obter cenas que são exclusivas para essa época. O outono terá as cores avermelhadas das árvores nas ruas ou parques. O inverno terá pessoas mais vestidas contra o frio e lugares públicos estarão mais vazios. No verão todo mundo está com roupas mais leves e esses mesmos espaços estão repletos de pessoas. Considere o tipo de foto que você quer e, em seguida, escolha a estação em conformidade.

Chuva, granizo ou sol (bem, talvez não o granizo)… Cada um vai dar à paisagem urbana um aspecto distinto. O clima não é algo que você pode controlar, mas você pode tirar proveito dele. Fotos de cidades que estão brancas da neve podem ser mágicas. A chuva vai tornar todas as superfícies reflexivas e dar um aspecto mais brilhante. Não subestime o quanto mau tempo pode fazer com que suas fotos fiquem diferentes”

7. Linhas principais

“As pontes são bonitas, mas podem ser usadas para muito mais do que viajar. Eles podem ser a maneira perfeita de ajudar o seu espectador a transitar dentro da sua imagem. Linhas principais são fantásticas para ajudar seu público a saber onde você quer que eles olhem.

Leanne Cole
Leanne Cole

Não só as pontes, mas qualquer coisa que vai levar as pessoas através de uma imagem vai funcionar. Olhe para as estradas que entram e saem de cidades e vilas. Usar as trilhas de luz de carros ou outros veículos pode ser legal. Não pense apenas em estradas e pontes, considere trilhos de trem, ou um ônibus em movimento, qualquer coisa que leve ou aponte seu espectador para a área onde você quer que eles se concentrem”

Fonte: Digital Photography School

Compartilhar

Deixe uma resposta