Como escolher o filtro de lente que melhor se adapta ao seu trabalho.

postado em: Artigos | 0

Seja para proteger a sua lente ou conseguir efeitos na fotografia, uma hora vamos precisar trabalhar com os filtros para câmera. Esse acessório fotográfico têm muitas funções, modelos, marcas e preços. Com a diversidade muitos fotógrafos ficam confusos em qual comprar e qual será a melhor, mas como chegar na melhor opção?

Ai vai algumas explicações para que você possa escolher a que melhor se adapta ao seu trabalho:

Primeiramente defina qual será a utilização desse acessório, é importante compreender o objetivo com o filtro para fazer a aquisição correta.

Os filtros para lente são classificados em 4 grupos principais. São eles:

– FILTROS DE PROTEÇÃO

Os filtros protetores servem para proteger a lente e sensor da câmera. Eles atuam no bloqueio de raios ultravioleta, evitando que essa luminosidade afete a sua fotografia.

Além dos filtros UV, existem os Sky e outros modelos semelhantes para pequenas correções de cores e iluminação. Já a proteção da lente contra riscos, batidas e poeiras também é feita por filtros dessa categoria.

– FILTROS DE CORREÇÃO

Esses ajudam a resolver alguns problemas na fotografia, que não poderiam ser corrigidos diretamente na câmera. Se encaixam ainda os filtros para correção de contraste, polarizadores, densidade neutra, compensação, conversão e balanceamento.

filtro_inovartebc

– FILTROS DE EFEITOS

Ajudam a criar efeitos na fotografia diretamente na captura, dispensando a necessidade de pós-processamento em suas imagens. Esses acessórios podem realçar partes da foto, alterar o foco e gerar uma série de efeitos muito úteis. Dois exemplos muito comuns desses modelos são: filtro CROSS e filtro FOG.

– FILTROS GRADUADOS

Eles podem ser de correção ou efeito. Geralmente apresentam metade composta por efeitos ou correções, e a outra parte transparente.

7840166072_af9544d1e5_b

– TIPO DE FIXAÇÃO

Existem dois tipos de filtros classificados por seu modelo de fixação. O primeiro é o screw-in, fixado diretamente na câmera através das roscas localizadas na parte dianteira. O segundo é o filtro drop-in, que requer um suporte e anel para fixação frente à lente.

Os filtros de rosca mais comuns são polarizadores, UV e de densidade neutra. Já os modelos drop-in geralmente permitem a fixação de screw-in também no suporte.

*Vale lembrar também que podemos encontrar filtros com ambas as formas de fixação.

– DO QUE É FEITO?

Os filtros podem ser fabricados a base de vidro, resina óptica, plástico e poliéster.

O material de filtros para câmera também varia de acordo com a utilização do filtro. Filtros de poliéster geralmente são usados para correção (cores e foco). Já o modelo em resina óptica costuma ser encontrado no sistema drop-in, como o filtro de densidade neutra graduada.

A resina é uma substituta do vidro. Os polarizadores, precisam ser feitos em vidro especificamente. Mas ainda apresentam diferenças em relação a espessura e qualidade do vidro, o que também pode influenciar no preço.

Comparando a resistência, os filtros de vidro são frágeis em relação a quedas. Por outro lado, costumam resistir mais a arranhões do que a resina óptica.

DCM108.shoot_gearcraft.step1 8a2f12d153a14ac5b7aae9a64b1930bc

– REVESTIMENTO DOS FILTROS DE LENTE

Os revestimentos dos filtros de lente também são importantes. Eles ajudam na transmissão da luz, reduzir o flare, manter o contraste e reproduzir as cores de forma mais fiel. Os revestimentos de filtros também são usados para prevenir desgastes e facilitar a limpeza.

Contar com filtros com nenhum revestimento é muito perigoso para suas fotos. Todos os problemas que vimos acima podem ficar visíveis em suas imagens. Como uma opção mediana ainda tem os filtros com apenas um revestimento. Apesar de serem melhor que os sem revestimento algum, são inferiores aos modelos multi revestidos. Filtros com múltiplos revestimentos apresentam a maior qualidade possível e por isso são mais indicados. A melhor forma para entender as vantagens de um filtro multi revestido é fazer fotos com os três modelos e comparar as fotografias. Veja qual dessas opções mais lhe agrada e leve em conta o seu orçamento também, é claro.

Entender sobre filtros para lente não é fácil. Enquanto de um lado estão os defensores fanáticos da utilização de filtros, de outro marcam temos aqueles que dispensam tais acessórios. Contudo, o que mais importa compreender as suas diferenças.

Agora que você sabe quais são as diferenças mais comuns entre os filtros, fica mais fácil compreender qual deles melhor atende a sua necessidade.

Você já usa filtros de lente em sua câmera? Conta pra gente qual você prefere.

Esse e outros produtos você encontra aqui na Tudo Pra Foto!