Chroma Key: como criar fundos para suas fotografias

Usar o chroma key por muito tempo pareceu algo que só a produção de grande filmes poderia fazer. Aquele fundo verde que sempre vimos nos bastidores de filmes ou na previsão do tempo de algum jornal. Como transformar aquele fundo verde em um cidade inteira.

Como editar suas fotos com Chroma Key

Antes de ter um entendimento maior de edição achava que o chroma key era algo que só profissionais experientes de estúdios conseguiam usar. Afinal parece algo tão real e bem feito que meros mortais não conseguiriam reproduzir. Depois que editei a primeira foto vi que assim como na fotografia requer comente prática para ir melhorando o resultado, mas é fácil. Agora, o tutorial a seguir foi feito para usuários do programa de edição Photoshop. Por ser um dos mais usados e de fácil acesso. Então vamos lá:

  1. Deixe sua foto com o fundo chroma key e a imagem que você deseja utilizar com fundo abertas no programa.
  2. Selecione a camada que contém a foto e vá para selecionar: intervalo de cores. Isso irá selecionar o fundo que quer retirar;
  3. Na miniatura do menu a parte selecionada ficará branca mostrando que a área da cor selecionada foi selecionada
  4. Se o fundo tiver tonalidades diferentes de verde (o que pode acontecer dependendo da iluminação da foto) selecione o conta gotas com sinal de mais e clique nessa parte de forma que todo o fundo esteja selecionado.
  5. O grau de seleção deve ser ajustado de forma que todo fundo seja selecionado mas com cuidado para que nenhum tom próximo do verde da pessoa ou objeto fotografado seja selecionado também. Por isso é importante evitar que as roupas, ou objeto, do ensaio não tenham esse tom.
  6. Dê OK e o fundo estará selecionado. 
  7. Logo depois pressione ctrl+shift+i para inverter a seleção e depois aplique uma máscara nessa camada. Isso já irá remover o fundo verde, então basta passar a imagem escolhida para fundo para a camada anterior.
  8. Agora você pode editar a foto de acordo com seus conhecimentos para deixar o resultado final mais realista.

Compartilhar

Deixe uma resposta