Câmeras DSLR ou Mirrorless, qual escolher?

Com a crescente popularização das câmeras fotográficas mirrorless, sistemas que não utilizam espelho como nas DSLR, a dúvida começa a aparecer na cabeça de quem quer comprar uma câmera. Ou mesmo de quem já tem, mas está indeciso se muda ou não de sistema.

pract-photog-week-10-mirrorless-screen-shot-500x279

O apresentador Phil Steele, do canal Steele Training, traz 3 pontos basicos sobre cada tipo de câmera, e mostra o porquê cada uma deveria ser escolhida. (video no cabeçalho)

“Eu tenho fotografado com diferentes câmeras DSLR e mirrorless já há alguns anos, tentando achar um caminho para me mudar das grandes e pesadas DSLRs para as pequenas e leves mirrorless para meu trabalho. Mas eu não encontrei esse caminho. Cada uma tem certas vantagens e certas condições. Então não há um vencedor”, diz Phil Steele.

Ele aconselha para que a gente seja mais criterioso na hora de aceitar conselhos de quem usa um ou outro tipo de câmera, porque essas pessoas obviamente estão racionalizando o investimento em dinheiro em um dos sistemas. “Então elas se fazem de cegas para os benefícios do outro sistema”, comenta o fotógrafo.

Photography-Camera-images-hd

 

Vantagens de ter uma das câmeras ou as duas:

 

DSLR
– Cabem no orçamento quando você quer economizar, mas mesmo assim ter uma boa câmera;

– Autofoco rápido e preciso para aqueles que fazem fotos de esportes, dança e outras situações de rápido movimento;

– O Fator Intimidação: “Se você faz fotografia profissional envolvendo pessoas, então as pessoas vão esperar que você tenha uma câmera grande. Você será visto como mais profissional. E se você está fotografando evento e está com uma grande DSLR, você consegue acesso a lugares que não conseguiria de outra forma”, fala Steele.

X-T10_lifestyle3-970-80

MIRRORLESS

– Tamanho e peso: câmeras mirrorless são mais fáceis de carregar por aí, mais portáteis;

– Eletronic Viewfinder (EVF) ou Visor Eletrônico: por ser uma tela de pixels, eles não terão a mesma resolução de olhar para o “mundo” real, como através dos espelhos da DSLR, mas o EVF mostra as mudanças de exposição feitas pelo fotógrafo em tempo real e ajudam a ver em cenas em que o sensor pode ser mais sensível que seus olhos;

– Assim como a DSLR tem o Fator Intimidação na hora da fotografia profissional, a mirrorless tem a vantagem contrária: você consegue fotografar as pessoas sem que elas se sintam intimidadas, o que pode gerar fotografias mais intimistas, ingênuas e sinceras. “Se você aponta uma DSLR para eles é como se apontasse uma bazuca. Eles vão notar”, diz Phi Steele.

 

Fonte: http://goo.gl/sAJYCo

 

Visite o nosso site TUDO PRA FOTO 

Compartilhar

Deixe uma resposta