ASTROFOTOGRAFIA: Fotografando o céu estrelado

postado em: Artigos | 0

Dia 2 de dezembro comemora-se o dia do Astrônomo, especialista na ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes. E nada mais justo que homenagear essa profissão dando umas dicas super legais sobre Astrofotografia…. Mas espera Astro o que?

De uma maneira em geral, Astrofotografia, é a técnica utilizada para fotografar estrelas e meteoros. Você já deve ter ouvido alguma vez na vida que: “A noite vai ter chuva de meteoros” certo? Imagina conseguir registrar esse acontecimento? É sobre isso que vamos falar aqui hoje! Se liga nas dicas!

Captura de Tela 2017-11-28 às 11.37.05

 

 

Estrelas e cidades grandes não combinam!

Se você mora em cidade grande, você já deve ter percebido que é muito difícil ver um céu estrelado, às vezes, a gente até pensa que é uma estrela, mas na verdade é um helicóptero (pura decepção)! Isso acontece por causa da grande iluminação que há na cidade (postes, faróis, lâmpadas…) e acabam escondendo as estrelas de nós! E como vou tirar a foto então? Fique calmo, o ideal é ir para um lugar mais afastado, ou uma cidadezinha do interior, que eu garanto que você verá estrelas como nunca!

Captura de Tela 2017-11-28 às 11.35.07

Importante: É sempre bom lembrar de olhar o clima antes para ver se não está nublado ou se vai fazer lua cheia, acredite, a lua pode atrapalhar o céu estrelado. Tente fotografar quando ela estiver em sua fase NOVA

 

 

Agora é só sair fotografando?

Não, não… O equipamento é essencial para fotografar as estrelas, até mesmo por ser uma técnica difícil e que exige muita paciência!

Comece utilizando uma grande-angular, lentes de menor distância focal, são as ideais para esse tipo de foto! Ter a imagem das estrelas com foco é bem difícil, mas para começar você pode optar por colocar no manual e focar no infinito.

Captura de Tela 2017-11-28 às 11.47.28

 

É importante selecionar a menor abertura possível, os disparos podem começar com 15 segundos e você vai mexendo conforme o necessário! O ISO também tem que ir tentando até chegar no resultado esperado, não tem um manual, mas uma dica é começar o mais alto possível e ir baixando conforme a necessidade!

Um equipamento extremamente importante é o tripé e o controle remoto, pois como vamos trabalhar com grandes exposições, é essencial que a câmera não se mova de jeito nenhum, inclusive quando você for apertar o disparador, por isso o tripé e o controle tem que entrar na listinha do que levar!

Captura de Tela 2017-11-28 às 11.35.25

 

Star Trail – como fazer?

O efeito Star Trail ou rastro de estrelas, é aquele efeito que cria a impressão que a imagem está se movendo, e bom, elas estão não é mesmo? Esse efeito faz marcar o movimento de rotação da terra em relação às estrelas! Fica incrível na foto! E como fazer isso? Simples, só aumentar o tempo de exposição! Quanto maior a distância focal da sua lente, menos tempo será necessário para produzir o efeito!

Captura de Tela 2017-11-28 às 11.41.07

A dica para fotografar as estrelas é ir tentando, como dissemos no começo do post, é uma técnica que exige bastante paciência, até porque fotografar no escuro não é nada fácil! Mas esperamos que fique mais fácil com essas dicas!

Não esquece de seguir a gente no instagram!

Compartilhar

Deixe uma resposta