Foco nas fotografias mais importantes da história!

postado em: Artigos | 0

As fotografias desde sua descoberta até os dias de hoje fazem um enorme papel em nossa sociedade. É uma das formas mais interessantes e realistas ( pelo menos hoje em dia) de se documentar um evento. Seja uma nova descoberta ou o retrato de um famoso inventor ela nos ajuda a visualizar acontecimentos passados e relembra-los com mais nitidez. Mas como ela foi criada e com qual propósito? E como foram documentadas as primeiras fotografias da história? A seguir teremos desde  sua criação até cada primeira vez fotografada em nossa história:

 

De forma bem resumida podemos dizer que a fotografia nada mais é do que a captura da imagem através da luz, sua nomenclatura inclusive vem do grego “desenhar com a luz”. A invenção da máquina fotográfica se deu a partir agrupamento de diversos processos. E em 1826 resultou na primeira fotografia tirada da janela de Joseph Nicéphore Niépce na França:

 

 

A primeira fotografia colorida

A primeira fotografia colorida veio através de um experimento com o equivalente da época para filtros. Em 1861 James Clark teve a brilhante idéia de ao fotografar utilizar filtros de diferentes cores primárias, para cada cor uma foto. E ao projetar as imagens em uma superfície foi utilizado novamente os filtros de cada cor correspondente. Com as três imagens ao final alinhadas James obteve a imagem abaixo, a primeira fotografia colorida.

iPhotoChannel2Tartan_Ribbon-2

 

A primeira fotografia de uma pessoa

Hoje em dia temos máquinas fotográficas com tempo de exposição cada vez menor. Agora, em 1838 era necessário incríveis 10 minutos de exposição para sua foto. Por isso todas as fotografias, que já não eram muitas, de ruas estavam sempre estranhamente vazias. Como todas as pessoas e veículos estavam sempre em movimento não eram capturados. Somente em 1838 que Louis Daguerre ao registrar a vista de sua janela conseguiu primeiro registro de um ser humano em foto.

iPhotoChannel5Human-2

 

 

A primeira “selfie”

Hoje em dia qualquer pessoa que possua uma rede social terá lá, na maioria das vezes, um selfie. Simplesmente pegar seu celular, acionar a câmera e pronto! Sua selfie. Mas como vimos acima a vários anos atras fotografar era realmente um experimento, o que foi também o caso da primeira selfie. Robert Cornellius quando tirou sua selfie estava simplesmente fazendo um experimento com uma nova técnica. Utilizando prata em uma placa de cobre, configurou sua câmera e tirou simplesmente a primeira auto fotografia que se tem registro na história.

 

iPhotoChannel6-firstportrait-2

 

A partir daí a fotografia foi se tornando cada vez mais popular e acessível. Durante seus primeiros anos se tratava praticamente de um experimento científico de várias etapas e extremamente caro. Foi apenas em 1888 que a câmera se popularizou como um produto. Como os vários avanços tecnológicos se tornou mais barato para fabricação e logo começou a ser comercializado por marcas como Kodak com o discurso que todos poderiam ter uma câmera.

Apesar de hoje em dia não precisarmos necessariamente de câmeras (olá smartphones!) para termos nossas fotos não tem como negar que a qualidade de uma câmera fotográfica é algo que nenhum celular conseguiu superar. Pelo menos até hoje.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *