Ensaio Fotográfico à distância: como fazer?

postado em: Artigos | 0

Ensaio fotográfico: como poderíamos continuar com essa parte essencial da vida de um fotografo com as circunstâncias atuais? Uma das profissões que mais teve que se reinventar foi a fotografia. E a resposta veio por um fotógrafo do Estados Unidos. Através de aplicativos de videochamadas como Google Duo, FaceTime (exclusivo para dispositivos Apple) e até Facebook Messenger.

Usando um desses aplicativos o fotógrafo é capaz de orientar a pessoa a montar o cenário, com a roupa e iluminação. Tudo isso mais o posicionamento da câmera é feito com as instruções do fotógrafo.

O Ensaio Fotográfico a distância

A primeira coisa que percebi foi que tá longe de ser fácil essa forma de ensaio. Para fazer esse post e poder falar sobre uma experiência real decidi fazer um ensaio com uma amiga.

A primeira dica que eu posso dar para agilizar o processo é: ajude a pessoa a achar o lugar com a melhor iluminação e “cenário” antes. Vai poupar tempo, principalmente se você for utilizar de luz natural. Então um dia antes peça ao cliente um tour pela casa para achar a melhor luz.

Para o cenário não tem jeito você vai depender do que o seu cliente tem. Agora é a hora de ser criativo, procure elementos da decoração para ajudar a compor o cenário no lugar escolhido. Uma parede lisa ou com uma estampa legal, a decoração do cômodo com uma poltrona legal. Enfim, use sua criatividade.

Depois chega a hora do ensaio e como fazemos isso? Testei 3 aplicativos: Google Duo, Facebook Messenger e FaceTime. Os melhores para mim em qualidade de imagem foram o Messenger e FaceTime. E vai funcionar da seguinte maneira: você vai entrar em chamada com seu cliente, para maior praticidade os dois usando a câmera frontal. Usando a câmera frontal fica mais fácil para instruir o cliente nas poses, a interagir com o cenário e mudar a posição do celular. 

Precisa se adaptar e usar sua criatividade. Às vezes alguns aspectos acabam não ajudando como a qualidade da câmera do celular, a luz do ambiente. E é aí que as suas habilidades de edição vão entrar em ação.

Não tenho experiência em coordenar um ensaio fotográfico, mas posso falar não é impossível. E como quando você começou a fotografar nos ensaios a distância um fator que vai ajudar é a prática. Você pode chamar algum parente ou amigo para ir treinando e experimentando essa nova técnica ;D

Abaixo tenho o resultado dessa minha experiência nessa nova técnica, e olha se eu consegui, do meu jeito, vocês também conseguem.

Compartilhar

Papel Kodak: o melhor inkjet do mercado!

postado em: Artigos | 0

Quando vamos realizar a impressão de um fotografia queremos ela com a melhor qualidade possível. Atribuímos a qualidade da impressão a qualidade da fotografia da câmera ou smartphone usado. Mas não adianta ter a foto na maior resolução possível e utilizar um papel qualquer certo?

A garantia de que você terá a impressão de melhor qualidade é utilizando o melhor papel: Kodak. Sendo uma empresa de grande nome no mercado a Kodak é até hoje uma dos nomes mais conhecidos tendo mais de 100 anos de existência .

Papel Kodak Fotográfico

O papel fotográfico Kodak nos oferece muito mais qualidade e praticidade em nosso dia a dia. Agora você pode imprimir sua foto do conforto de casa com sua impressora jato de tinta.

Existem várias opções de papel fotográfico Kodak A4 como o de cobertura brilhante e gramatura 180g. Garante maior durabilidade e absorção da tinta, tornando também sua secagem mais rápida evitando borrados. Sem falar em sua cobertura brilhante que dá a foto uma aparência ainda melhor.

444430614_Papel-foto-kodak-gloss-180g-20f-1.jpg

 

 

A Kodak também possui uma linha premium, o que significa que possui uma gramatura de 200g, ou seja, um papel mais grosso e resistente. Sua cobertura é gloss, o que dá a fotografia aquele brilho profissional. Esse pacote, por exemplo, conta com 50 folhas no tradicional formato 10×15 centímetros, um dos mais populares para a impressão de fotos

 

 

444414734_Papel-foto-premium-kodak-200g-50f-gloss-1.jpg

 

A marca Kodak possui também um calendário que pode ser personalizado. Ele pode ser impresso dos dois lados e pode deixá-lo como quiser utilizando o programa para personalização Kodak PrintProjects que esta disponível para download gratuitamente. O calendário Kodak oferece maior conforto graças a sua praticidade na hora de criar. Sem falar que você conta com toda a qualidade do papel Kodak nele.

 

445712180_Calendario-Kodak-170g-1.jpg_1

Esses e outros modelos de papel Kodak você encontra na Tudo pra Foto.

Compartilhar

Filtro ND e suas vantagens e usos na fotografia

postado em: Artigos | 0

 

Sabe todos aqueles filtros vemos no lightroom ou do photoshop que ajudam a dar aquele toque final em nossas fotos. Mas uma geração mais nova talvez não conheça ou até ache desnecessário o uso de filtro ND. Mas se você procura maior qualidade de imagem na fotografia de imagens utilizar os filtros ND é uma boa opção.

O filtro ND, ou seja o filtro de densidade neutra, são ótimo para fotos em ambientes abertos e com muita luz. Por exemplo fotos de paisagens, quando você quer deixar menos luz entrar por sua lente. Mas a dúvida pode estar aí né? Por quê você gostaria de ter fotos com menos luz? As vezes acabamos nem percebendo, mas quando temos fotos com muita luz acabamos com fotos com menos cores e detalhes visíveis.

Para que o filtro ND para ter menos luz?

Aqui fica a resposta para essa pergunta, quando queremos fotos de longa exposição. Resumidamente a foto de longa exposição nada mais é do que aquele efeito que vemos em fotos do mar ou em uma cachoeira que gera aquele efeito aveludado na água. E óbvio que para se ter uma foto de longa exposição precisamos de tempo. Mas e quando não temos tempo suficiente para uma longa exposição? Aí que entra o filtro!

Por exemplo, podemos observar na foto abaixo como o filtro ajuda a câmera a capturar mais detalhes na paisagem sem precisar aumentar o ISO, o que evita diminuir a qualidade da imagem.

 

Filtro Nd Variável 55mm Nikon D7200 D5300 D5500 D5600 D7200 - R ...

 

Podemos observar também o efeito que tem na longa exposição. O que garante essa impressão de constante movimento nos elementos da paisagem.

Filtro Densidade Neutra ND8 Clip ON p/ celular | Antorium

 

FILTRO ND: FOTOGRAFIA DE LONGA EXPOSIÇÃO... NA PRAIA

 

 

 

 

Compartilhar

Foto Still e todos os seus mistérios

postado em: Artigos | 0

Você provavelmente já ouviu falar no termo foto still. Principalmente na venda de mini estúdio ou mini iluminadores. Agora, o que realmente significa esse termo na fotografia? Não sabe? O foto still traduzido é a técnica de fotografia de produtos. Comumente usada na fotografia publicitária, veio da fotografia de produtos em um simples fundo. Porém com o passar do tempo veio ganhando maior destaque na fotografia.

Aquelas fotografias  que praticamente copiam cenas do nosso dia a dia. Seja de um prato de comida em uma mesa posta de restaurante ou de um microfone sendo usado com o da foto abaixo. Para deixar o próprio produto que esta sendo divulgado mais apelativo, de preferência de uma forma que mostre ele sendo usado.

 

IMG_5754

 

 

O Foto Still é uma forma de fotografia em que se tem um controle muito maior da foto do que qualquer outro. Por exemplo, tanto o objeto fotografado quando o cenário cabe a você a mensagem que vai passar.

Vários objetos fáceis de encontrar podem ajudar a compor sua foto. Aquela cartolina ou pedaço de tecido pode ser seu fundo. Uma parede texturizada ou uma superfície de madeira também ajuda. Para compor o ambiente de sua foto: livros, arranjo de flores, luzinhas de natal, etc. Mas se você pode investir, e acredite não precisa de muito, você pode adquirir um mini estúdio.

E a câmera e iluminação da foto still?

Tá, você tem o objeto, o fundo e a composição. E a iluminação? E a câmera? Bom, vamos falar da lente primeiro. Por se tratar de uma foto realizada de uma distância menor as melhores opções são de 50mm até uma 100mm. Quando você quiser focar mais nos detalhes e nas cores a de 50mm é a melhor escolha. Todas as outras opções até de 100mm também consegue boas fotos cada uma com um enquadramento diferente. Apesar de que, uma dica amiga aqui, se for uma escolha sua a de 50mm é a melhor pedida.

Na iluminação você vai ter maior liberdade para brincar com as opções. Ring Lights, Mini iluminadores de led e até um iluminador de led tocha. O bom aqui é que dependendo do objeto escolhido só um iluminador já da conta do recado. Você também pode brincar com a temperatura da cor, dependendo da “vibe” que você quer passar na foto.

 

iphoto-o-que-e-fotografia-still-1-990x657

Compartilhar

O amor das mães pelas fotografias

postado em: Artigos | 0

O dias das mães esta quase aí e com ele comemoramos essa figura essencial na vida de todos.  E fomos atrás de fotografos que se dedicaram a capturar momentos dessa pessoa tão mágica em nossas vidas. Ambos os fotografos escolhidos se destacaram com um registro sensível e emocional.

Sujata Setia

Quando se tornou mãe e percebeu todo o sentimento mágico por trás da maternidade Sujata se deu conta que não conhecia alguém de confiança para capturar esses momentos. Foi então que surgiu com a idéia de ela mesma capturar esse sentimento único.

Residente da Inglaterra Sujata agora fotografa mães de diversos lugares ao redor do mundo contando suas histórias com fotografias. Já ganhou inclusive vários prêmios e divulgação internacional.

 

 

Ken Heyman

Um fotografo veterano e muito conhecido em seu meio Ken se destaca por suas lindas fotografias. Agora com 83 anos encontrou guardado fotografias de 50 anos atrás intituladas “Mãe”. Os registros contém fotografias em preto e branco de mães de diversos países e suas relações com seus filhos. Nele é possível comparar a mudança que houve ao longo dos anos no relacionamento entre mãe e filho.

Ken Heyman

 

Ken Heyman

 

Ken Heyman

 

Ken Heyman

Ken Heyman

Podemos observar em todos os registros o carinho e amor passado da mãe para o filho. Até porque sem essa figura essencial em nosso nascimento merece um data só dela né?

 

Compartilhar

1 2 3 4 53