8 DE MARÇO! #SEMPADROES #MULHER

postado em: Artigos | 0

Parabéns Mulher!

 

O Dia Internacional da Mulher é muito conhecido por todos nós, mas você sabe o porque existe essa comemoração? Não? Então nós vamos te contar! ❤️🌟

Tudo começou a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Isso mesmo, 130 mulheres.
Sem dúvida, o acidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os motivos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século 19 organizações femininas protestavam em vários países contra a jornada abusiva de trabalho, salários baixos, e o pelo fim do trabalho infantil, que na época era muito comum nas fábricas.

Em maio de 1908 foi comemorado o primeiro Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos, onde cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York. Depois disso, uma longa greve têxtil fechou quase 500 fábricas americanas.

Com a Primeira Guerra Mundial, veio ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Imperador da Rússia Czar Nicolau II, contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra, em um protesto conhecido como “Pão e Paz”. Porém a data só foi oficializada como “Dia Internacional da Mulher” em 1921.

20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente.

Essa data é muito especial e reflete muito a conquista dos direitos das Mulheres. Por isso é tão prestigiada e deve ser comemorada a cada ano que passa.

Isso só nos prova ainda mais, que as mulheres são fortes o suficiente para enfrentar o mundo. E podem ser o que quiser #SEMPADROES.

Bibliografia: Livro “As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres”. Ana Isabel Álvarez González, Editora Expressão Popular.

 
Compartilhar

Deixe uma resposta