5 Fotógrafos Negros que você precisa conhecer

postado em: Artigos | 0

A fotografia tem sido uma grande aliada da luta negra ao longo dos anos. Além de documentar episódios importantes, desde os protestos dos anos 60 nos EUA até recentemente, com o caso do George Floyd, a fotografia vêm ajudando a comunidade negra a mostrar sua cultura, seu cotidiano, e a se expressar de maneira artística.

Considerando isso, selecionamos alguns fotógrafos negros que talvez você não conheça, mas deveria.

1. Lazaro Roberto

Desde os anos 70, que o baiano se dedica a fotografar homens e mulheres negros em situações do dia a dia. Ao longo de seus 40 anos de carreira, Lazaro tem em seu quintal mais de 30 mil fotografias. Hoje, Lazaro tem mais de 60 anos, mas a paixão pela fotografia vêm desde os 20.

(segurança de Trio Elétrico, 1992)

2. Seydou Keita

Ele começou cedo, aos 14 anos. Por motivos financeiros, Seydou se limitava a fazer apenas um clique, por isso tudo era muito bem ensaiado antes. Poses, posicionamento das mãos e cabeça, tudo era muito bem apurado pelo malines antes de dar o clique.

3. Mario Macilau

Aos 36 anos, o fotógrafo moçambicano já tem dois livros publicados. São eles: Crescer na Escuridão, de 2016 e Mário Macilau: Faith, lançado recentemente em junho de 2020.

4. Ima Mfon

Nascido em Lagos, na Nigéria, o artista se mudou para os EUA onde começou a estudar negócios. Porém, a paixão pela fotografia fez ele mudar o rumo das coisas. Foi para Nova Iorque, onde fez mestrado em Mestrado em Estudos Profissionais de Fotografia em uma Escola de Artes Visuais.

5. Kadara Enyase

Também de Lagos, na Nigéria, o fotografo já chegou a ser indicado ao The Future Awards Africa Nigeria Prize for Photography em 2017. O jovem artista estudou arquitetura antes de se dedicar a fotografia. Seu trabalho é caracterizado principalmente pelo uso de forma, espaço e perspectiva.

Texto por: Kauan Ferreira

Compartilhar

Deixe uma resposta