5 fotógrafas MARAVILHOSAS para você se inspirar!

postado em: Artigos | 0

No dia internacional da mulher (8 de março), é imprescindível falar sobre o empoderamento feminino na nossa sociedade! Sabemos que hoje os homens ocupam um grande espaço na fotografia, assim como em outros setores, mas isso não muda o fato de que o mundo tem GRANDES fotógrafas mulheres, que revolucionaram a fotografia e não podem ser esquecidas!

Então para vocês, nesse dia mais que especial: 5 fotógrafas para te inspirar e renovar a sua força!

 

1- Margaret Bourke – White

Essa mulher maravilhosa nasceu dia 14 de junho de 1904, no Bronx, em Nova Iorque!

É considerada a primeira mulher a ocupar um cargo de repórter fotográfica na revista LIFE, onde por 30 anos publicaram suas fotos nas capas e matérias! Ela é responsável por muitos registros históricos da segunda guerra mundial, pois também foi primeira fotógrafa ocidental autorizada a trabalhar em território soviético e registrar as zonas de combate! Além disso teve seu próprio estúdio fotográfico, fotografou a revolução industrial, escreveu uma autobiografia e sempre correu atrás de seus sonhos!

Em uma época majoritariamente masculina, ela foi conquistando espaços e dando liberdade para outras mulheres participarem!

Em 1956, infelizmente, descobriu que tinha a doença de Parkinson e acabou dando um tempo na sua carreira de fotógrafa, falecendo em 1971, com 67 anos!

Captura de Tela 2018-03-08 às 13.45.55

 

2- Alice Martins

A brasileira nasceu em 1980 e se apaixonou por fotografia desde os 9 anos! Atualmente ela vive no Iraque e cobre conflitos armados no Oriente Médio e crises humanitárias.

Alice também morou na África, onde fez um documentário fotográfico sobre HIV e AIDS!

Seu trabalho, em geral, é super reconhecido e foi apresentado em Harper’s, TIME, Stern, Leica Fotographie International, Newsweek, entre outras publicações.

Captura de Tela 2018-03-08 às 13.44.10

 

3-Annie Griffiths Belt

Annie Griffiths nasceu em 1953, em Minneapolis, Minnesota. Foi uma das primeiras mulheres a serem contratadas pela National Geographic, e lá fez uma carreira de dar inveja! Sempre muito preocupada com pequenos detalhes, fez com que suas fotos ganhassem muito sucesso!

Annie também participa de várias causas sociais e hoje é Diretora Executiva da Ripple Effect Images – onde documenta ações ao redor do mundo que convidam mulheres a mudarem suas realidades.

Captura de Tela 2018-03-08 às 14.07.01

4- Larissa Isis

A brasileira Larissa, hoje tem 30 anos e começou a fotografar há uns 3 anos atrás! Apesar de ser nova no ramo, suas fotos trazem algo maravilhoso: a representatividade da mulher negra! E se dedicou a mostrar o poder dessas mulheres maravilhosas!

A ideia surgiu a partir de uma viagem para Nova York, onde ela notou como a presença de pessoas negras nas propagandas era proporcionalmente maior do que no Brasil!

Larissa diz que ainda tem muito caminho para percorrer, mas que ela já está fazendo sua parte!

Captura de Tela 2018-03-08 às 14.07.49

 

5- Carrie Mae Weems

Carrie nasceu em Portland, mas depois mudou para São Francisco! Seu trabalho é diretamente ligado aos preconceitos contra classes sociais, gêneros, diferenças culturais e questões políticas! Por mais de 30 anos tem trabalhado com a fotografia e é considerada uma das artistas contemporâneas mais influentes atualmente!

Ela sempre mostrou-se descontente e preocupada com a falta de protagonismo dos negros, então sempre tenta trazer isso nos seus trabalhos!

 

Captura de Tela 2018-03-08 às 13.42.15

 

Por hoje é isso!

É claro que existem outras mulheres fotógrafas MARAVILHOSAS e talentosas, e não podemos deixar de dar o devido valor a elas! Parabéns então a você: mulher fotógrafa, que merece todo reconhecimento do mundo!

Compartilhar

Deixe uma resposta