5 Dicas para fotografias de paisagem

postado em: Artigos | 0

Fotógrafos profissionais e amadores trabalham muitas vezes com cenários únicos, viagens incríveis e muitos se especializam em fotografia de paisagem profissional. Por isso mesmo  damos algumas dicas de como obter melhores resultados nesse tipo de fotografia.

ENCONTRE UM PONTO DE FOCO

Cenários naturais normalmente possuem diversos motivos realmente interessantes para se capturar, porém pode ser um erro tentar reuni-los em um único quadro. Há casos, que fazendo isso harmoniosamente é obtido um bom resultado, mas é necessário um bom conhecimento sobre composição fotográfica.

O recomendado é utilizar um ponto fixo na paisagem e trazer o máximo de detalhes sobre aquele local, pois para quem estiver vendo a imagem estará olhando para local totalmente desconhecido e os detalhes podem revelar a beleza da imagem.

UTILIZE FILTROS PARA LENTES

Um problema comum é que as cores com aspecto liso e, em muitos casos, em baixos tons. Porque você está disparando em uma distância grande distância do motivo principal e, além de diversas informações visuais para a câmera para capturar, ela ainda faz o balanço de diversas tonalidades.

filtro_inovartebc

Para auxiliar nesse problema muitos fotógrafos recorrem a filtros para lentes, como os Filtros UV, Filtros CPL e NDX. Cada filtro tem uma funcionalidade diferente e pode corrigir o balanço do branco, entrada de luz e ajudar a fornecer imagens com maior contraste natural.

AUMENTE O TEMPO DE EXPOSIÇÃO

A iluminação realmente se torna um problema. Uma dica muito importante é aumentar o tempo de exposição em ambientes com muitas sombras em locais abertos, ou utilizar uma subexposição. Ainda assim, é ótimo manter sombras em suas fotos, pois elas adicionam estrutura para a imagem e passam a sensação de profundidade.

UTILIZE UM TRIPÉ PARA CÂMERA

Para aumentar a exposição é necessário que sua câmera permaneça estática para evitar vibrações na imagem e aberrações de luz, para isso um tripé para câmera é muito recomendado.

imagens-natureza-paisagens-42

APLIQUE AS TÉCNICAS DE LINHAS NATURAIS

As linhas na composição fotográfica são muito importantes. As linhas podem transmitir profundidade, grandiosidade e diversidade, é fácil de encontrar padrões naturais de linhas, não só as principais, mas conjuntos novos que podem tornar sua fotografia de paisagem profissional mais harmoniosa.

Gostou da dicas? Semana que vem tem mais.

Não deixe de seguir a TUDO PRA FOTO no Instagram!