4 Mulheres da História da Fotografia

postado em: Artigos | 0

Conheça hoje algumas das muitas mulheres fotógrafas que fizeram história!

Março é o mês que se destaca pela força, pela luta e pela conquista das mulheres por espaços e direitos iguais. Graças à luta de bravas mulheres, hoje em dia encontramos tantas outras no mundo da fotografia, para que juntas transformem a igualdade de gênero no nosso espaço, uma realidade!

Eve Arnold

4 Mulheres da História da Fotografia

Uma das primeiras mulheres a se tornar fotojornalista da prestigiada agência Magnum em 1957. Desde jovem Eve se interessava por questões sociais. Um de seus primeiros ensaios fotográficos publicados foi sobre modelos negras em um desfile de moda. Eve fotografou celebridades como: Marilyn Monroe, Joan Crawford, Marlene Dietrich e Isabella Rossellini. Ela registrou culturas diversas, garantindo inúmeros prêmios à fotógrafa. Muitas de suas fotografias ilustram revistas e livros.

Helen Levitt

4 Mulheres da História da Fotografia

A estadunidense ficou conhecida como referência em fotografia de rua pelos seus registros documentais de Nova Iorque. Helen conseguiu prestígio rapidamente e suas obras chegaram ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Margaret Bourke-White

4 Mulheres da História da Fotografia

Foi a primeira repórter fotográfica a trabalhar em áreas de conflito militar no maior conflito armado da história, a Segunda Guerra Mundial. Margaret documentou por meio de imagens em campos de concentração a destruição causada por bombardeios e fotografou também a Guerra da Coreia. Conseguiu fotografar o líder indiano Mahatma Gandhi durante uma entrevista, precisamente uma hora antes de seu assassinato.

Gioconda Rizzo

4 Mulheres da História da Fotografia

Aos 15 anos, já tirava e revelava fotos escondida do pai, o fotógrafo italiano Michelle Rizzo. Logo Michelle reconheceu o talento da filha e montou um estúdio para ela, o Photo Femina, em 1914. Foi a primeira mulher a atuar profissionalmente em São Paulo. Lançando moda na cidade, Gioconda fazia o uso de véus, ombros à mostra e adornos de flores na composição dos retratos. Criava novos ângulos e ressaltava a expressão do rosto. Considerada a primeira mulher a ter a autoria de seus trabalhos reconhecida.

Compartilhar

Deixe uma resposta