Filtro ND e suas vantagens e usos na fotografia

postado em: Artigos | 0

 

Sabe todos aqueles filtros vemos no lightroom ou do photoshop que ajudam a dar aquele toque final em nossas fotos. Mas uma geração mais nova talvez não conheça ou até ache desnecessário o uso de filtro ND. Mas se você procura maior qualidade de imagem na fotografia de imagens utilizar os filtros ND é uma boa opção.

O filtro ND, ou seja o filtro de densidade neutra, são ótimo para fotos em ambientes abertos e com muita luz. Por exemplo fotos de paisagens, quando você quer deixar menos luz entrar por sua lente. Mas a dúvida pode estar aí né? Por quê você gostaria de ter fotos com menos luz? As vezes acabamos nem percebendo, mas quando temos fotos com muita luz acabamos com fotos com menos cores e detalhes visíveis.

Para que o filtro ND para ter menos luz?

Aqui fica a resposta para essa pergunta, quando queremos fotos de longa exposição. Resumidamente a foto de longa exposição nada mais é do que aquele efeito que vemos em fotos do mar ou em uma cachoeira que gera aquele efeito aveludado na água. E óbvio que para se ter uma foto de longa exposição precisamos de tempo. Mas e quando não temos tempo suficiente para uma longa exposição? Aí que entra o filtro!

Por exemplo, podemos observar na foto abaixo como o filtro ajuda a câmera a capturar mais detalhes na paisagem sem precisar aumentar o ISO, o que evita diminuir a qualidade da imagem.

 

Filtro Nd Variável 55mm Nikon D7200 D5300 D5500 D5600 D7200 - R ...

 

Podemos observar também o efeito que tem na longa exposição. O que garante essa impressão de constante movimento nos elementos da paisagem.

Filtro Densidade Neutra ND8 Clip ON p/ celular | Antorium

 

FILTRO ND: FOTOGRAFIA DE LONGA EXPOSIÇÃO... NA PRAIA

 

 

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta