Fotografias famosas e suas histórias

postado em: Artigos | 0

Já parou para pensar em todas aquelas fotografias incríveis que você já viu ao longo do tempo? Fotografias tão icônicas que apesar do tempo são reproduzidas até hoje. Seja a técnica usada, a iluminação ou a emoção passada tem uma pessoa responsável por torna-la inesquecível. Isso mesmo o fotografo, e sabemos que muitas vezes nem o nome é divulgado. A seguir vamos falar de algumas das fotografias mais famosas e um pouco da história por trás de cada.

Robert Doisneau, o cotidiano parisiense

Publicado na revista americana Life em 1950, a foto “Le baiser de L´Hotel de Ville” ficou conhecida no mundo inteiro.

E por um bom motivo, esta foto se tornou o símbolo do movimento da fotografia humanista. Um gênero bem representado por Robert Doisneau, o autor desta foto, que tinha como principal objetivo mostrar as coisas mais belas da humanidade depois de tantos anos em guerra.

Robert Doisneau fotografava homens e mulheres de Paris e de outros lugares. Foi na rua, registrando os devaneios da vida suburbana parisiense, que o fotógrafo gravou seu nome na história.

Ela representa um homem e uma mulher se beijando enquanto caminhava em uma calçada cheia de transeuntes.

 

Araquém Alcântara: um dos fotógrafos famosos brasileiros

Manacapuru, Amazonas. Seu principal tema é a natureza, a qual muitas vezes explora como andarilho – seja para mostrar a diversidade ecológica ou ressaltar questões ambientais.

Nasceu em Florianópolis, em 1951, mas estudou jornalismo na Universidade de Santos (SP). Começou a trabalhar como fotojornalista em São Paulo nos anos setenta, colaborando com os jornais O Estado de São PauloJornal da Tarde; e com a revista Isto É, antes de passar a trabalhar de forma independente em meados dos anos oitenta.

Seus temas giram em torno da natureza e de questões ecológicas. Araquém é o primeiro dos fotógrafos brasileiros a produzir uma edição especial para a National Geographic Society.

Quem é Araquém de Alcântara

 

Mario Testino, fotógrafo de moda

Nascido em 1954 em Lima, Peru, Mario Testino é provavelmente o fotógrafo de moda mais influente do mundo! Tendo colaborado com as mais prestigiadas revistas de moda, como Vogue, V Magazine e Vanity Fair, Mario Testino tirou fotos de modelos famosas e celebridades em todo o mundo. É graças a ele que devemos o sucesso de marcas famosas como a Burberry ou Versace: sua maneira de imortalizar as roupas através de sua lente fotográfica permanece única.

Também conhecido por sua famosa serie fotográfica em que capturou diversas celebridades de toalha branca.

Kristen Stewart posa nua para ensaio do fotógrafo Mario Testino ...

 

Annie Leibovitz, a fotógrafa

Annie Leibovitz é provavelmente a fotógrafa mais famosa do mundo! Nascida em 1949 no estado de Connecticut, Annie Leibovitz logo se interessa por arte, especialmente pintura, desde tenra idade. Cada vez mais atraída pela fotografia durante seus estudos, foi em sua viagem ao Japão que sua visão da oitava arte evoluiu, e ela decidiu continuar neste ramo em seu retorno aos Estados Unidos.

Por muitos anos, Annie Leibovitz é responsável por tirar o retrato das maiores celebridades da revista Vanity Fair. Devemos-lhe algumas capas icônicas, como a da grávida Demi Moore ou Whoopi Goldberg tomando banho de leite.

Annie Leibovitz Demi Moore Pregnant | The much-discussed ...

 

Anne Geddes, fotógrafa dos pequenos

Nascida em 1956 na Austrália, Anne Geddes é uma fotógrafa autodidata, cujo tema favorito são crianças e bebês. Começando sua atividade em Hong Kong, vão ser necessários alguns anos para que Anne Geddes levasse mais a sério a arte de fotografar crianças.

Ela ficou conhecida depois de criar uma série chamada “Cabbage Kids”, fotos estilizadas onde é possível ver crianças descansando em folhas de salada. Esta característica peculiar está presente em todo o seu trabalho: as crianças são frequentemente fotografadas como flores, fadas, contos de fadas ou pequenos animais.

Tendo vendido mais de 18 milhões de livros em todo o mundo, Anne Geddes é reconhecida na cultura pop.

Sem cara de joelho: recém-nascidos estrelam ensaios fotográficos ...

 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta