Fotografia analógica: descubra esse novo (velho) mundo

postado em: Artigos | 0

A fotografia analógica vem novamente ganhando seu espaço de volta nas graças dos fotógrafos. Utilizando uma câmera analógica você deve se ater a muitos mais detalhes já que você não teria tanta oportunidade de “errar”.

Planejamento é a chave

Você tem o cenário pronto, seu equipamento está colocado e seu modelo(a), pega a sua câmera, tira sua foto, mas não gostou do resultado. Tudo bem porque você pode tirar outros milhares sem problema algum. Mas na fotografia analógica cada clique conta, pois você está usando um filme com um número limitado de exposições. A qualidade da foto acaba aprimorada porquê você tem que pensar muita mais antes de dar o que clique.

Michele Iacobini

Fotometrar a moda antiga

Aqui novamente a gente usa da comodidade de se a fotometria deu errado é só tirar outra foto. Ou até pensa “ depois eu vou no lightroom e arrumo”. O mesmo não acontece no analógico. Com uma câmera analógica você precisa pré-definir todos os valores de sombras e altas luzes ou não vai conseguir a fotografia como queria.

Cores diferenciadas

Não há nada como as tonalidades proporcionadas pelos filmes fotográficos. O mundo digital ainda não foi capaz de alcançar os mesmos resultados de cores do analógico. Mesmo com programas de edição chegando prometendo chegar nesses resultados você nunca chegara perto da imagem proporcionada pelos filmes analógicos. Cada câmera e cada filme, principalmente os filmes, alteram as cores.

old-3480569_640

Como fotometrar na fotografia analógica

Quando o obturador abre para a luz fazer a foto, as áreas de altas luzes se saturam e param de armazenar luz rapidamente. O contrário acontece nas áreas de sombra. Elas continuam registrando a luz até se saturarem também. Quando pensamos fotometria para filme, sempre pensamos em termos de contraste. Ao superexpor temos mais informação nas sombras e menos contraste. Ao superexpor temos mais contraste e menos informação nas sombras.

analog-1730925_640

 

A fotografia analógica te ajuda a criar uma apreciação maior pela arte da fotografia, a aprimorar seu olhar técnico e sua suficiência. Sem falar que se você não quer uma compra definitiva mas ficou curioso existem as câmeras descartáveis, assim você tem um gostinho desse universo fantástico.

voigtlander-1684892_640

Compartilhar

Deixe uma resposta