10 Filmes indicados para fotógrafos #PARTE2

Eai pessoal, já assistiram os filmes indicados? rs.

Então vamos colocar aqui, mas 10 filmes!

1- High Art: Retratos sublimes (1999)

O longa conta a história de Syd, uma garota que vive com seu namorado em seu pequeno apartamento, quando ocasionalmente depara-se com sua vizinha, uma fotógrafa que largou a profissão há 10 anos, pois ficou louca com o sucesso. Lucy tem uma namorada alemã, dependente tanto do amor de seu amor, quanto das drogas. Syd é uma assistente má remunerada, que trabalha em uma grande revista de moda, e descobre visões fantásticas nas fotografias de Lucy. A partir daí começa uma amizade que muda por completo a vida da fotógrafa. (Mirafoto)

2- Nascidos em bordéis (2006)

Uma fotógrafa e um cineasta viajaram até a Índia para visitar uma das regiões mais marginalizadas do país. Na cidade de Calcutá funciona a zona de prostituição Sonagachi, onde a fotógrafa iniciou um workshop com os filhos das garotas de programa da região. As crianças receberam câmeras e registraram seu dia-a-dia em fotografias. “Nascidos em Bordéis” é o resultado desta experiência antropológica que revelou uma mudança na comunidade através da arte. (Mirafoto)

3- Fotógrafo de guerra (2001)

Dirigido por Christian Frei, o documentário conta a história de um renomado fotógrafo de guerra que presenciou conflitos no mundo todo  nas últimas duas décadas. Sua produção não se restringe ao combate, mas aborda também questões sociais importantes, como a miséria e a violência. O documentário explora suas motivações, medos e seu cotidiano, destacando alguma de suas viagens e o momento em que fotografa. O filme foi produzido em 5 países diferentes e foi indicado como melhor documentário no Oscar de 2002. (Mirafoto)

4- Henri Cartier Bresson: The impassioned eye (2003)

O jornalista Heinz Bütler entrevista um dos mais importantes fotógrafos do mundo, Henri Cartier-Bresson, que faleceu um ano após a produção.  Cartier-Bresson faz observações sobre a profissão, mas principalmente sobre seu modo peculiar de ver a vida e os momentos efêmeros que passam diante de suas lentes. Há também alguns depoimentos especiais como de Isabelle Huppert, Arthur Miller, e Josef Koudelka. Momentos memoráveis do fotógrafo são relembrados, como sua viagem ao Mèxico em 1930, os momentos que passou com Mahatma Gandhi momentos antes do seu assassinato, e como se tornou fotógrafo. (Mirafoto)

5- A insustentável leveza do ser (1987)

O filme é baseado no clássico de Milan Kundera e sua história se passa na República Tcheca. Tomas, Tereza e Sabina são os protagonistas de um triângulo amoroso que se desencadeia em torno da carência pela liberdade. Tereza é uma garçonete que sonha em ser fotógrafa e este hobby acaba sendo um atrativo irresistível para Sabina. Em 1968, a “Primavera Tcheca” chega com tanques de guerra e repressão, mudando a vida dos três para sempre. (Mirafoto)

6- Blow-up: Depois daquele beijo (1966)

Thomas é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane, corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato. (Mirafoto)

7- Mil vezes boa noite (2014)

Rebecca é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade e precisa enfrentar um turbilhão de emoções quando seu marido lhe dá um ultimato. Ele e a filha do casal não suportam mais sua rotina arriscada e exigem mudanças, mas ela, apesar de amar a família, tem verdadeira adoração pela profissão. (Mirafoto)

8- A família Woodman (2010)

A jovem Francesca Woodman se suicidou, pulando de um edifício de Manhattan. Ela foi uma fotógrafa inquieta, que deixou para trás uma coleção imensa de fotografias particulares, em preto e branco. Seus pais, George e Betty, também artistas, eram inteiramente dedicados à sua arte e um ao outro, até a morte de sua filha. Um retrato profundo e comovente de uma família cheia de remorso e de orgulho. (fotografia-dg)

9- Repórteres de guerra (2011)

Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo. Um filme especial para quem gosta de fotojornalismo e sabe da importância que este estilo de fotografia tem para o mundo. (fotografia-dg)

10- Annie Leibovitz: A vida através das lentes (2007)

Um documentário sobre a vida e o trabalho da famosa fotógrafa de celebridades, Annie Leibovitz. O filme retrata o glamour dos trabalhos dela em revistas de moda e comportamento, além dos horrores provocados pela guerra em Sarajevo e Ruanda que também foram registrados por ela. Processo artístico, experiências, carreira tumultuada, fama e família são os assuntos em destaque desta obra-prima. (fotografia-dg)

Esse foram os 10 filmes da semana!

Fique ligados aqui no nosso blog para saber novidades e dicas sobre o mundo da fotografía.

Até mais!

Veja também:

10 Filmes indicados para fotografo #1

Compartilhar

Deixe uma resposta