10 curiosidades sobre fotografia que você vai amar saber!

postado em: Artigos | 0

Você sabia que dia 19 de agosto se comemora o dia MUNDIAL da fotografia? E para comemorar esse dia tão especial, decidimos separar 10 curiosidades incríveis sobre esse universo para você se apaixonar um pouquinho mais!

Vem com a gente!

1- Por que dia 19 de agosto é o dia da fotografia?

Esse dia foi escolhido quando a Academia Francesa de Ciências reconheceu mundialmente a invenção de Louis Daguerre em 1839, o daguerreótipo (o antecessor da câmera).

No Brasil, costumamos comemorar essa data no dia 8 de janeiro, e apelidamos de dia nacional da fotografia ou dia do fotógrafo, pois foi data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

Câmeras pelo mundo

2- O que significa fotografia?

Fotografia é uma palavra que veio do grego e significa “desenhar com luz e contraste”

fotografia

3-  A primeira fotografia do mundo!

A primeira fotografia foi tirada pelo  francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826, e demorou cerca de 8 horas de exposição solar para ela ser realizada! A foto foi tirada através da janela da casa de Joseph e ficou conhecida como “Point de Vue Du Gras”!

Primeira foto por  Joseph Nicéphore Niépce
Primeira foto por Joseph Nicéphore Niépce

 

4- A maior câmera do mundo!

A maior câmera do mundo é conhecida como Mammoth Camera (câmera mamute) e ela foi inventada pelo George Raymond Lawrence e construída pelo J. A. Anderson. Na época custava 5.000 dólares, pesava 640kg e precisava de 15 homens para mover e operar a câmera. O intuito dela era fotografar em grande plano o comboio estrela da Chigago & Alton Railway.

Maior câmera do mundo
Maior câmera do mundo
5- A primeira câmera digital!

Steve Sasson, foi quem criou a primeira câmera digital no laboratório da famosa Kodak, em 1975. Cada foto demorava cerca de 23 segundos para formar a imagem, foi algo realmente revolucionário na época!

A kodak foi muito importante para fotografia, e até hoje ela não parou de se inovar, conheça mais sobre a sua história AQUI!

Kodak
Kodak – desenvolvimento de câmeras digitais

6- A primeira foto colorida!

Produzida em 1861 por James Maxwell e seu assistente Thomas Sutton, ele utilizou de filtros de diferentes cores (vermelho, verde e azul) nas fotos em preto e branco, e após utilizou lâmpadas das mesmas cores para projetar os resultados numa tela, dando origem à primeira fotografia colorida.

Primeira foto colorida por James Maxwell
Primeira foto colorida por James Maxwell
7- Não vivemos sem tirar foto…

A cada 2 minutos, o mundo tira mais fotos do que todos os clicks do século XIX, isso não é novidade já que o aplicativo instagram divulgou que possui 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões ativos por dia! Imagina a quantidade de foto que é postada diariamente!

Instagram

8-  A fotografia mais cara do mundo!

Esse recorde de foto mais cara do mundo vai ao fotógrafo e paisagista Peter Link, com sua foto que chama “Phantom” (fantasma). Leva esse nome devido a forma humana “fantasmagórica” criada pelo efeito da luz ao incidir na poeira do interior do Canyon. Ela foi vendida por 6,5 milhões de dólares.

Foto mais cara do mundo por Peter Link
Foto mais cara do mundo por Peter Link
9- Por que saímos com olhos vermelhos?

Você com certeza já viu alguma foto, em que a pessoa saiu com os olhos vermelhos… Isso acontece devido a nossa pupila estar bem dilatada e ao disparar o flash, a luz entra em nossos olhos e reflete os vasos sanguíneos de nossa retina. Hoje em dia, esse problema é resolvido em segundos no photoshop e sem estresse!

Olhos vermelhos
Olhos vermelhos
10- A foto mais conhecida do mundo!

A foto mais conhecida foi tirada pelo Charles “Chuck” O’Rear, ele foi o responsável por tirar o famoso papel de parede padrão do Windows XP, e que a Microsoft chamou de “Bliss”. A foto foi tirada na região do Vale do Napa, em 1996 e só foi usada pela Microsoft anos depois.

Foto mais conhecida do mundo por Charles “Chuck” O’Rear
Foto mais conhecida do mundo por Charles “Chuck” O’Rear

Gostou das curiosidades? Qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários!

E não esqueça de seguir a gente no Instagram!

 

Até a próxima!

 

Compartilhar

Deixe uma resposta